O prédio do mundo
O poema deste livro foi a semente para o desabrochar de uma animação. De modo que este livro ilustrado é ao mesmo tempo a marca de um início de ideia e a derivação de seu processo de concretização. Portanto, nesta introdução faremos uma breve apresentação de “O prédio do mundo” como um todo. A obra contempla a diversidade cultural por um viés que permite a abordagem de questões como o cotidiano, identidade e alteridade. Existam barreiras culturais e linguísticas, mas também muita semelhança nos personagens.
As diferenças são fatores que enriquecem a trama ao abrirem a possibilidade do leitor/espectador entender a aplicabilidade e a importância de aprender sobre o outro. Um elemento importante a ser trabalhado com as crianças é a pluralidade, e o “O prédio do mundo” permite que elas reconheçam que cada pessoa apresenta sua particularidade e que é possível todos conviverem e se entenderem respeitando um ao outro. Possibilitando um exercício de alteridade.
Além dos colonizadores, o Paraná, local onde se passa a história, vem apresentando uma grande quantidade de imigrantes. A variedade de personagens que vive nesse prédio gera um espaço que pode atender a demanda dessas pessoas carentes de representatividade. Tornando-se uma obra a ser consumida por oferecer o desconhecido e também o reconhecimento.