E depois, vocês dizem que eu é que sou dramático
Nessa autobiografia, Alberto Schramm Portugal compartilha sua trajetória de forma direta e bem-humorada, apresentando os altos e baixos de sua vida. A história começa com uma infância repleta de situações cômicas, marcada por momentos de azar e pela fama de “dramático” entre seus familiares. Ele narra suas mudanças frequentes de cidade devido ao trabalho do pai, um juiz, e como essas experiências moldaram sua visão de mundo.
Portugal narra, ainda, como enfrenta desafios típicos, desde o despertar dos hormônios, as primeiras paixões e a busca por identidade. Há episódios de rejeição escolar, confrontos familiares e interações inusitadas, sempre permeados por sua visão única e uma série de acontecimentos inusitados. Entre confusões e pequenas tragédias cômicas, Alberto reflete sobre as dinâmicas familiares, suas dificuldades emocionais e as tentativas de se adaptar às mudanças constantes.
O autor nos conduz por suas memórias com uma abordagem descontraída que mistura humor, autoironia e momentos de introspecção. A obra retrata de maneira sincera e descomplicada os percalços de crescer e encontrar seu lugar no mundo, oferecendo ao leitor uma perspectiva honesta e bem-humorada sobre a vida.