As primeiras aventuras de Dom Quixote - Parte 1
Descrição
"Dom Quixote" é sem sombra de dúvida o romance mais importante da literatura em língua espanhola. Grandes críticos, historiadores e leitores fizeram dele a segunda obra mais traduzida e editada do mundo, depois da Bíblia.
A primeira popular dupla que vive uma variada sequência de aventuras e confrontos no limite entre a realidade e a fantasia, narrada com malícia, compaixão e bom humor. Pode ser chamado de romântico, sonhador, herói, louco, ingênuo, a essência humana, que com sua armadura enferrujada, sai em andanças com o propósito de mudar o mundo que não o agrada, que não quer e não pode compreender.
"As aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança" é um projeto do Grupo Teatral Auto-Peças que apresenta um espetáculo teatral de formas animadas livremente inspirado na obra prima de Miguel de Cervantes Saavedra.
A técnica de confecção e manipulação de bonecos escolhida é a de marionetes. O espetáculo foi construído, como geralmente ocorre com as formas animadas, em proporções reduzidas para que este seja facilmente transportável e adaptável aos mais diversos locais de apresentação.
O grupo propõe neste projeto o desenvolvimento de técnica mista de manipulação de bonecos. Inspirada nas marionetes, manipuladas parte com fios, parte guiada diretamente pelos atores, que comunicam ao boneco os gestos e ações pretendidas pelo animador através das hastes; o comando, destinado a controlar os movimentos do boneco é uma técnica com uma grande complexidade formal e para isso, desenvolveu bonecos com mecanismos para movimentação de todas as articulações do corpo humano.
O cenário, construído como um grande livro de dobraduras, propõe a aproximação do público com a mídia escrita, incentivando nos espectadores o gosto pela literatura. Os episódios a serem encenados serão justamente aqueles em que se revela o caráter cômico da dupla Dom Quixote e Sancho Pança. Livro-Cenário possui 10 páginas-cenário nas quais ao se virar as páginas, essas dobraduras criam efeitos tridimensionais. Com dimensões aproximadas de 1,80m de largura, 1,m de altura e 0,80m de profundidade, a Impanada (palco para bonecos) é construída para se adaptar aos mais diferentes espaços e condições de apresentação.
Ao propor a montagem de um espetáculo inspirado em uma das principais obras da literatura universal, o grupo se aproxima de um tema de grande relevância cultural, sobretudo para o público infanto-juvenil, estimulando a discussão de nossas matrizes culturais e a compreensão de nossa história.
Integrada à cenografia, estará a iluminação do espetáculo, composta por circuitos e refletores criados pelo próprio grupo com lâmpadas comuns e que incluirá ainda, uma mesa de luz artesanal que será controlada pelos próprios manipuladores. A iluminação funcionará principalmente ao criar efeitos para a cenografia.
Os figurinos seguem a mesma linha histórica da cenografia todos pretos com luvas afim de evidenciar as cores a iluminação diretamente focados nos bonecos e na cenografia.
Autor
Miguel de Cervantes Saavedra
Artistas
Grupo Teatral Auto-Peças