[des]velhecer: reflexões sobre a mulher e o envelhecimento [na pandemia]
Descrição
[des]velhecer: reflexões sobre a mulher e o envelhecimento [na pandemia] integra uma série de atividades artísticas e formativas realizadas pelo Rubro Obsceno (SP) sobre temas relacionados às mulheres e as artes da cena.
[des]velhecer é um projeto sociocultural em continuidade, com incentivo à inclusão intergeracional. Consiste na realização de uma ação cultural destinada a mulheres acima de 60 anos. Reúne oficina artística para elaboração dramatúrgica, criação e apresentação cênica, com o intuito de abordar poeticamente o processo de envelhecimento das mulheres.
Todo material dramatúrgico e a construção das ações cênicas são tecidos a partir das biografias, exploração de relatos, depoimentos e recordações das participantes, sobre os quais construímos um mapa com as suas "linhas do tempo". Não há construção de personagens, elas performam a si mesmas. Em cena, cada uma pode revisitar suas biografias e abrir possibilidades para ressignificar suas vidas a partir do ato de narrar-se.
Para o edital Cultura Feita em Casa, convidamos algumas das participantes de edições anteriores de [des]velhecer para responder "como [des]velhecer durante o isolamento social?" Nossa proposta era atender as idosas com quem criamos vínculos, neste período em que muitas vivem separadas de seus familiares por fazer parte do grupo de risco. Um momento em que muitas se sentem solitárias ou se reinventam, como relatado nos depoimentos coligidos para este vídeo. Com isso, acreditamos nos aproximar de mulheres que enfrentam as intempéries do confinamento, incentivando-as à prática digital poética, integrando vida e arte. Participam conosco desta ação as artistas Edith de Camargo, na criação da trilha original, e Nina Pires na edição. [des]velhecer foi apresentado no Festival Vértice, em Florianópolis (2012); na programação da segunda edição da Mostra De|Generadas, do Sesc Santana (SP); no Multicidade - Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas, no Rio de Janeiro (2018) e no Sesc Paulista (2020), integrando as atividades de comemoração do Dia Internacional das Mulheres de 2020.
Autor
Stela Regina Fischer
Artistas
Edith de Camargo
Nina Pires