Vindas - Memórias da Imigração
Descrição
Vindas – Memórias da Imigração é uma obra produzida em 2018 pela editora paranaense ABC Projetos Culturais, com uma contribuição no sentido de entendermos como se constrói a identidade paranaense a partir de vários imigrantes que chegam para povoar o Estado e deixam suas marcas, que são incorporadas à cultura paranaense através de tradições, da gastronomia, da arquitetura, das danças folclóricas, entre diversas outras formas de manifestação.
Produzido a partir de intensa pesquisa histórica, documental e de entrevistas, envolvendo jornalistas e historiadores, o livro mergulha na história da imigração no Paraná e no Brasil, traçando os caminhos trilhados por sete etnias definidas para esse primeiro volume: alemã, holandesa, italiana, japonesa, polonesa, russa e italiana.
O livro é dividido em sete capítulos, sendo cada um dedicado a uma etnia. A abertura dos capítulos traça um perfil histórico, mostrando as principais ondas migratórias, os motivos que impulsionaram a saída em massa dos países de origem, a posição do governo brasileiro e como esses imigrantes chegam e se estabelecem no Paraná.
A essência da obra, no entanto, está na riqueza das entrevistas, que proporcionam preciosos registros pautados na oralidade. A equipe que trabalhou na pesquisa e produção da obra identificou, mapeou e selecionou sete imigrantes (um de cada etnia) que a partir da sua história de imigração reconstroem também a trajetória de diversas outras famílias nas mesmas condições que se unem dando origem a colônias e comunidades étnicas. Esses relatos humanizam fatos que já conhecemos. Mostram como foi na prática o impacto das guerras e crises econômicas na vida de milhares de famílias no último século. Além de retratar os dramas humanos também evidenciam as dificuldades iniciais para a colonização do Estado, que recém emancipado de São Paulo, oferecia poucas e restritas condições aos imigrantes que vieram para cá, inicialmente com grandes expectativas.
Muito emocionantes, os relatos trazem exemplos de superação e de batalhas que precisaram ser vencidas até que o Paraná se consolidasse no grande celeiro produtivo que vemos hoje.
Nesse sentido, a obra traz com riqueza de detalhes a oportunidade de conhecermos verdadeiras sagas, lutas pela sobrevivência, o difícil processo de adaptação e o caminho que os imigrantes precisaram trilhar para sobreviver e progredir.
E o mais intrigante é que nessa caminhada descobrimos que muitos descendentes sequer conheciam a história da própria família, que se não fosse pelos nossos registros poderiam se perder ao longo do tempo.
Ler os relatos dos imigrantes nos dá um pouco da dimensão da riqueza cultural do nosso Estado, povoado e constituído por diversos povos que preservam ou mesmo fundem tradições, constituindo uma identidade tão diversificada e genuína como a do povo paranaense.
Autor
ABC Projetos Culturais Ltda