A Vida Sai na Sacada

Descrição

"A VIDA SAI NA SACADA" é uma performance registrada em um vídeo de 15:28 minutos, realizada por André Caliman (Migliavacca) em julho de 2020, de forma totalmente individual. Mostra o artista em sua prancheta de desenho produzindo, em velocidade acelerada, 12 ilustrações em nanquim e aquarela sobre papel, retratando em cada uma, cenas ocorridas em sacadas prediais. 

André Caliman é um artista de Curitiba que tem intensa produção no campo das histórias em quadrinhos e da ilustração, possuindo ampla experiência na área, com projetos no Brasil e no exterior. Neste vídeo nos apresenta algo novo em sua produção: o registro da sua criação gráfica num desenvolvimento performático onde seu corpo, a sua presença física, trava uma conexão entre o que ele desenha e o lugar onde trabalha e habita. 
Em sua prancheta observamos todos os seus movimentos, desde a preparação de uma folha em branco, passando pelo esboço do desenho a lápis e finalização com tinta nanquim preta e colorida. Sua mão produz habilidosamente os desenhos retratando sempre uma sacada em seus personagens. Mas observamos que em cada desenho, as sacadas tem detalhes arquitetônicos levemente distintos, o que nos permite questionar se estão elas no mesmo prédio ou não. Em cada quadro vemos personagens que protagonizam cenas cotidianas imersas em seus momentos, em seus afazeres, em suas ações. Numa progressão gráfica e audiovisual – da qual temos a chance de acompanhar a troca das folhas desenhadas por outras novas, em branco, sempre circundadas por objetos artísticos – somos posicionados durante todo o tempo no mesmo campo de visão do artista. É como se fôssemos seus olhos, se tivéssemos suas mãos, se estivéssemos em seu lugar. 

Os personagens são homens e mulheres, distintos e ao mesmo tempo semelhantes entre si, que se amam, se odeiam, se divertem ou padecem em si mesmos. Um mar de sentimentos, de sensações, de mundos diversos que cada indivíduo carrega consigo é explorado e potencializado pelas cores que André, monocromaticamente, se utiliza em cada situação, para dar ênfase às paixões, angústias, alegrias, conflitos e costumes dos quais somos convidados a observar. Olhamos o desenrolar das cenas como voyeurs que se divertem em bisbilhotar e ao mesmo tempo como coadjuvantes que fazem parte, de certa forma, de tudo o que ali ocorre. Acabamos voltando nossos olhos para nós mesmos, num exame de consciência, refletindo nos atos que nós mesmos praticamos. Assim como julgamos o que os outros fazem, somos também julgados? Compadecemo-nos verdadeiramente com o sofrimento alheio ou somos capazes de celebrar em nosso íntimo a alegria do outro? Num momento onde o mundo enfrenta uma pandemia viral e onde todos se obrigam a se isolar em seus mundos, André Caliman nos incita a olhar pela janela e observar atentamente o que acontece lá fora, nos outros prédios, além do nosso ego, mas sem nos esquecer de que também a nós mesmos devemos voltar os atentos olhares.

Autor

Andre Migliavacca 

Artistas

André Caliman

  • A Vida Sai na Sacada