Uma Janela Entre Dois Amigos
Descrição
Apresento a leitura dramática on-line do livro infantil "Uma janela entre dois amigos" do autor mineiro Gustavo Gaivota, com ilustrações de Eduardo Santos, mineiro residente em Curitiba desde 2012. O livro fala sobre como a forte amizade do menino Nino com seu cachorro Zorro fica abalada depois que ele ganha um computador de presente no seu aniversário de dez anos. A partir daí ele passa a ficar muito mais tempo conectado em redes virtuais e abandona as brincadeiras e cuidados com seu cão, que acaba fugindo de casa em busca de novos amigos. Nino só percebe a importância de dar atenção às suas relações físicas, depois que o computador é tomado por um vírus, tem todos os arquivos deletados, e ele percebe que não soube fazer bom uso de seu tempo com a tecnologia. Acaba por conseguir resgatar seu cachorro, através de uma publicação nas redes sociais com uma foto e o seguinte texto: "Procuro meu sorriso. Ele fugiu com o meu cachorro. Meu cachorro se chama Zorro, ele está chateado comigo, porque não fui um bom amigo."
O livro publicado em 2011, traz uma discussão cada vez mais atual: como fazer um uso saudável da tecnologia, sem que ele afete nossas relações pessoais com aqueles que estão próximos da gente? A partir do início da pandemia, achei que esse tema se tornou ainda mais relevante, visto que o uso da tecnologia hoje em dia é ainda mais fundamental. Mas como estão as relações em casa com a família, como estão as brincadeiras fora das telas?
Sou atriz em Curitiba desde 1998, meus últimos trabalhos têm sido com teatro de animação e em 2014, juntamente com o Eduardo, ilustrador do livro e construtor e ator no teatro de formas animadas, fizemos uma adaptação da história desse livro para o teatro, numa montagem da Tato Criação Cênica. O espetáculo chamado "Entre Janelas", já percorreu dezenas de festivais pelo Brasil, e sempre é bem recebido por sua temática pelos pais e crianças e em escolas por onde passamos. Por essa minha experiência, achei uma história de grande relevância para que essa reflexão sobre o lugar da tecnologia em nossas vidas venha à tona e possa orientar nossa forma de utilização das redes virtuais.
Autor
Carolina Maia Veiga