Um lugar de descanso

Descrição

A pandemia que enfrentamos nos trouxe novas formas de pensar, criar e co-criar mundos. Todos fomos pegos por está nova realidade de maneira distinta. 
Vanessa Vieira no ínicio de 2020 resolve mudar de vida, pede as contas do trabalho, vende todos os seu móveis e se muda para São Paulo, vinte dias após sua mudança é instaurado estado de lockdown no país. 
Perdida diante desta nova realidade resolve voltar para sua terra natal Maringá. Em Maringá diante de todas as reviravoltas que se passa no mundo, escreve um texto sobre uma pergunta feita por sua companheira de casa, nos pequenos vinte dias que esteve em São Paulo. Do texto nasce a ideia do vídeo que hoje apresentamos.
Entre uma chamada de vídeo e conversas com sua antiga companheira de casa Alessandra Haro, que entra para compor este vídeo através do processo de edição, criamos uma equipe de criação e co-criação de "Um lugar de descanso". 
Este trabalho se deu através das novas formas de realizações possíveis dentro do estado pandemico que vivemos. Trabalho remoto, cada um na sua casa, cada um na sua cidade, cada um neste seu novo lugar. 
Filmado dentro de casa, com imagens que buscam proporcionar este estado de enclausuramento que vivemos, onde a vista da janela é também a recuperação de espaço.

Em meio a pandemia, enclausurada em um apartamento, uma mulher ouve uma pergunta: Se você tivesse que ir embora agora, o que levaria?
A partir desse gatilho ela se descobre em busca do essencial. 
Ao ver seu mundo ruir, a personagem entra em uma reflexão sobre sua realidade. Ela pensa em novas saídas para o que a desagrada nesse cenário e descobre novas possibilidades de existência. 
Entre quadros, memórias, sentimentos e um estado de busca que se transforma no texto de um mulher que se encontra perdida em busca de um Lugar de descanso.

Este vídeo é um texto depoimento que transfigura espaços e estados gerados pela pandemia, na busca de exteriorizar, compartilhar e criar novas poéticas de compreensão internas na luta pela sobrevivência de nossas subjetividades dentro desta tão nova realidade.

Autor

Vanessa Vieira dos santos

  • Um lugar de descanso