Tronco Velho e Galho Seco na Floresta Desencantada

Descrição

"Tronco Velho & Galho Seco na floresta desencantada" é um espetáculo infantil para todas as idades. Escrito e dirigido por Rafael Camargo, a peça é uma viagem pelo espírito das florestas, suas lendas, histórias, mitos e ameaças. Viajantes de um tempo qualquer, dois palhaços propõem entre brincadeiras e textos poéticos, uma leve reflexão sobre convivência, evolução e a preservação. Canções, poesias, coreografias, gags e um tanto de interatividade constroem a peça, em um mosaico sobre a diversidade, mudanças em nossas vidas e o possível e desejado equilíbrio entre o desenvolvimento e a manutenção da vida. Com a luz criada por Fernando Dourado, figurinos e adereços com a consultoria de Adriana Alegria, bonecos de Itaércio Rocha e trilha sonora feita de forma colaborativa pelos atores, Tronco Velho & Galho Seco é um mergulho no lúdico e poético mundo das florestas.

Difundir a questão ambiental, a sustentabilidade e a consciência dos hábitos cotidianos em nosso meio ambiente em escolas públicas para crianças em eminente risco social. A vida humana, a natureza, a beleza e a preservação, as festas populares, costumes, lendas  e tradições amalgamadas, desenham a história e potencializam a noção de pertencimento.  A criação de um corredor cultural em espaços públicos com a circulação da peça de teatro para crianças "Tronco Velho e Galho Seco na Floresta Desencantada" reforça e sedimenta a cidadania, desenvolve a critica e as relações da criança com o mundo.  A democratização dos bens de cultura, do fazer e do usufruir da produção artística é de grande importância para o desenvolvimento sócio cultural de crianças e adolescentes de bairros onde o acesso se torna dificultoso. A possibilidade do contato com a produção artística e a reflexão sobre seu conteúdo, educa e sedimenta valores para  uma melhor  relação de respeito com o meio ambiente e sua sustentabilidade.

Rafael Veiga de Camargo

• Tronco Velho e galho Seco