Toccata para Dois Violões
Descrição
A Toccata para dois violões, concebida em Curitiba em dezembro de 2019, é resultado do diálogo entre compositor e intérpretes. Neste âmbito, o ato de criação da obra foi se desenvolvendo a partir da interação entre as partes, isto é, enquanto o compositor esboçava suas ideias, estas eram enviadas aos intérpretes que experimentavam as possibilidades da partitura, retornando, assim, ao compositor, sua perspectiva da obra. Desta maneira, a obra foi sendo construída a partir das características sonoras do duo. A "Toccata para dois violões" integra o conjunto de composições, ainda em processo de elaboração, de Willian Lentz, interpretadas pelo "MeioDoido-duo", e intitulada "Os Delírios de Cartésio", com referência estética na obra literária "Catatau" de Paulo Leminski. Enquanto obra em si, a Toccata foi elaborada levando em consideração o idiomatismo do instrumento e gerada a partir de um único gesto que se torna recorrente por toda a obra. Ambos os instrumentos soam como um único metainstrumento no qual o âmbito harmônico se unifica, quer dizer, um complementa o outro em todas as qualidades dos elementos sonoros inerentes à música: harmonia, contraponto e gesto. Do italiano, toccare, ou seja, tocar, em contraste à cantata (cantare = cantar), o termo tocata tem origem ainda no período Renascentista, na Europa, e o primeiro registro de seu uso data de 1536 na obra Intabolatura de leuto de diversi autori de G.A. Casteliono, um livro com tablaturas para alaúde. Contudo, foi adotado principalmente para designar obras de estilo livre para teclado em que o intérprete demonstrava grande habilidade e virtuosismo técnico – como pode-se observar nas obras para teclado de Alessandro Scarlatti, no Barroco tardio, e na Toccata e Fuga em Ré menor BWV 565 para órgão, de Johann Sebastian Bach. O termo resistiu à história e transitou os séculos – apesar de pouco usado no período Clássico. Todavia, seu uso, geralmente, se refere ao período Barroco. Na atual obra destacam-se o virtuosismo técnico de ambos os violonistas, enquanto que a forma se desenvolve a partir de recorrências do gesto inicial, gerador das estruturas formantes de cada seção, que ora se expande, ora se contrai. Contudo, o discurso da obra é perturbado por intervenções de figuras individuais que dialogam com o material precedente, incluindo passagens amenas, com a presença de sonoridade etérea, e passagens nas quais utiliza-se o gesto rasgueado, comum na música flamenca, por exemplo. Estas criam espaço para a seção final, em que reaparece o gesto inicial em uma estrutura transfigurada que leva ao clímax final da obra, caracterizada pelo ritmo de fluxo constante e conclusão súbita. O MeioDoido-duo formado por Daniel Vargas e Eric Moreira foi criado em 2012, em Curitiba-PR. Os músicos são especializados na performance de música nova e ambos, já se apresentaram em regiões distintas, no Brasil e na Europa e já realizaram estreias de várias obras de compositores de diversas partes do mundo.
Autor
Daniel Vargas e Eric Moreira
Artistas
Música de Willian Lentz
Local de apresentação
Curitiba
Data
2019