Rock Me para saxofone solo
Descrição
Esse projeto tem como objetivo divulgar a gravação em vídeo da obra "Rock Me!", performance para saxofone solo, escrita pelo compositor americano Barry Cockcroft e executada pelo saxofonista Simon Mahieu.
Esta peça, composta em 2007 evoca as características e sonoridades do rock, utilizando as possibilidades técnicas do saxofone. Dentre elas a repetição, a presença de percussão, o som distorcido e a polifonia.
Encontra-se no site do compositor esta apresentação da peça:
"Rock Me! capta a energia incansável de condução, ritmos e batidas encontradas em muitas formas de música rock. Um ritmo rápido e inabalável, um aumento gradual da densidade musical e a exploração de uma extensa gama de dinâmicas coloridas é vital na execução desta peça. Por vezes, o saxofonista deve simular vários outros instrumentos, incluindo didgeridoo, baixo elétrico, kit de bateria, guitarra distorcida e ocasionalmente até saxofone acústico."
As técnicas necessárias para a execução da peça são próprias à estética contemporânea do saxofone. Podemos citar o "slap" (um efeito percussivo no saxofone), os multifônicos (possibilidade de tocar 2 sons ao mesmo tempo), a respiração circular, o growl (sensação de distorção emitida pelas vibrações da voz e do saxofone). Estas particularidades fazem de "Rock Me!" uma performance musical, técnica e física.
Simon Mahieu sempre buscou explorar as possibilidades do saxofone, tocando música barroca, jazz, música contemporânea, até o RAP.
Este vídeo surge como uma possibilidade de mostrar um lado desconhecido do saxofone e as potencialidades do instrumento.
Autor
Simon Ferraz Mahieu