Resiliência
Descrição
O instrumentista, compositor e arranjador, Deni Ribas é licenciado em música e pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Leciona violão e guitarra há 20 anos e mais recentemente contrabaixo e bandolim. Em uma performance solo, Deni Ribas, apresenta o Projeto Resiliência. Através do violão e guitarra, desenvolve um repertório de temas instrumentais autorais com base nos quatro trabalhos gravados: cd Mãos Dadas (2019), cd Pele (2017), cd Deni Ribas (2016) e o dvd Pluralidade (2016). As composições apresentam uma sonoridade que remete a fusão de elementos de diversos gêneros musicais. Visa-se com essa apresentação:
1. Promover a produção musical independente do Paraná;
2. Apresentar ao público um trabalho musical autoral com alta qualidade técnica e arranjos elaborados (embasado por mais de 20 anos de experiência como instrumentista e professor);
3. Divulgar um relevante e singular trabalho de pesquisa musical - no campo da composição, instrumentação e arranjos, bem como difundir e promover a cultura musical brasileira;
4. Viabilizar a formação de plateia e o intercâmbio de relevantes informações musicais/artísticas entre profissionais do cenário musical paranaense;
5. Proporcionar ao público um trabalho que visa a pluralidade instrumental (guitarra e violão) bem como de gêneros musicais abordados.
Temas: Teatro Paiol Essa tema foi composto em 2014 no Teatro Paiol (Curitiba/Pr). A técnica de execução é o tapping, na qual a nota é gerada através do efeito percussivo da mão sobre o braço do instrumento. Este tema encontra-se no cd Pele (2017).
Pele: Esta composição - com o mesmo título do cd que foi lançado em 2017 - traz a junção da sonoridade e técnica do violão erudito com a técnica expandida (percussiva) - com motivos rítmicos voltados para o funk - realizada no tampo do instrumento.
Ponto Final: Este tema encontra-se no cd Deni Ribas (2016). Na tonalidade de ré maior, Ponto Final apresenta uma harmonia bastante simples, com motivos rítmicos e melódicos cíclicos.
Feito a Mão: Há uma analogia entre os temas do cd Mãos Dadas (2019) e o momento/motivo de criação destes. O cd é dedicado aos meus pais que foram artesãos e faleceram juntos (motivo do título do cd). O título Feito a Mão é uma alusão ao fazer manual - próprio para o artesão - com a técnica do tapping, que consiste na geração da nota através do efeito percussivo da mão sobre o braço do instrumento.
Resiliência: Este tema está presente no cd Mãos Dadas (2019). Traz três momentos em específico (em alusão na qual um fato adverso e brusco ocorre e a resiliência que vem em seguida a este): o primeiro, em tonalidade de do menor traz motivos esparsos e uma sonoridade mais “fechada” (fato); o segundo em mi bemol maior apresenta motivos cíclicos e uma sonoridade mais “leve” (compreensão); o terceiro em uma junção da escala diatônica maior e do modo mixolídio (em dó) apresenta motivos rítmicos mais densos e com andamento mais acelerado (resiliência).