Rapsodos

Descrição

A Cia Portátil propõe uma visitação ao universo de Homero. Este que é o autor da primeira história contada e registrada que se tem conhecimento no ocidente, e foi base para toda a cultura ocidental conhecida. 

Em Curitiba, um "bando" de atores resolveu contar essa história em língua portuguesa pela primeira vez na história. Para tal empreitada foi utilizada a tradução de Odorico Mendes (século XIX) com a direção de Octávio Camargo e a Cia.ilíadahomero.  

Desde então sucedeu uma série de "cantadores rapsodos" dos Cantos de Homero espalhados e fragmentados pelo Brasil. Em 2018, durante o Festival de Curitiba, foi apresentado o espetáculo "Rapsodos": uma pequena pílula de Homero, com três Rapsodos interpretados por Adriano Petermann, Stella Mariss e Maureen Miranda. 

O intuito do projeto é aproximar esse texto tão antigo ao público atual, continuando assim, o movimento de resgate da tradição dos Rapsodos. O resultado está registrado em uma filmagem: uma tentativa de popularizar Homero. 

A proposta de agora se dispõe a deixar disponível o material em vídeo do Canto IV da Odisseia e o canto XVII da Ilíada, interpretados por Stella Mariss e Adriano Petermann respectivamente. O canto IV da Odisseia é o único Canto dos 48 de Homero, entre Ilíada e Odisseia em que aparece o personagem de Helena de Tróia, com voz, sem apenas ser citada. E "cantado" por uma mulher, nessa questão da representatividade feminina, de uma personagem tão central, causa da disputa e guerra entre gregos e troianos, se tornasse mais necessário ainda, nos tempos atuais.

Autor

Stella Maris Moreira Simião

  • Rapsodos