Raceland

Descrição

Raceland é um filme de ficção, de 4'52 de duração, escrito e dirigido por Wellington Sari. O projeto foi um dos selecionados para a oficina de tomada única do Festival Internacional de Cinema Super 8 - Curta 8. Após a exibição da obra no evento, o filme ganhou uma nova montagem, em que foram acrescentados alguns inserts e uma espécie de coda visual, com imagens de vhs que passaram por um processo chamado de generation loss. O processo consiste em regravar diversas vezes uma mesma fita, até que o suporte perca as propriedades sonoras e visuais, fazendo com que o conteúdo original desapareça por baixo de linhas distorcidas. 

Raceland é ele mesmo um filme sobre desaparecimento. A partir da narração de Galvão Bueno do acidente fatal de Ayrton Senna, em Imola, no ano de 1994, o filme constrói uma pequena narrativa (paralela? faz parte da graça não situação-la no tempo) durante uma corrida no kartódromo Raceland, em Pinhais. Espaço que há anos luta contra o desaparecimento, visto que o terreno, bem como o autódromo Affonso Pena, ao lado, vive na mira da especulação imobiliária. Estes elementos, bem como o próprio suporte em Super 8, que teima em permanecer vivo, traçam um pequeno inventário visual e sonoro sobre a lembrança. A lembrança é, afinal, o suporte derradeiro, que, mesmo desgastado pelo tempo, permite que vislumbremos outros tempos.

O acidente de Ayrton Senna é uma lembrança importante da minha vida.  Aos 8 anos de idade, foi meu primeiro contato com a morte de alguém de quem eu gostava. Por anos e anos a narração de Galvão Bueno, que eu acompanhava ao vivo, diante da tv, me assombrou ("mexe a cabeça; Mexe a cabeça Ayrton Senna; parece ter a consciência).

Num momento em que se fala tanto sobre reescrever narrativas, ou quando queimam museus, florestas e a principal cinemateca do país é abandonada, falar sobre suporte e memória parece ser bem apropriado. As imagens que nos tocam não vão desaparecer, não.

Autor

Wellington Gilmar Sari

  • Raceland