Projeto Relicário
Descrição
O instrumentista, compositor e arranjador Deni Ribas, em uma performance solo, apresenta o Projeto Relicário . Através do violão, guitarra, contrabaixo e bandolim, Deni Ribas, executa temas autorais instrumentais, que possuem elementos da música brasileira, jazz, rock, funk entre outros. A utilização de técnicas tradicionais e expandidas, bem como desenhos harmônicos e melódicos correntes e modernos confere a estes temas uma pluralidade musical.
Temas presentes no Projeto Relicário:
1 - Baião Engomado
Esta é uma composição estilizada do gênero. Traz características comumente encontradas no baião, seja pelo desenho rítmico ou pela sonoridade desenvolvida através dos modos dórico e lídio além da escala pentatônica. Utiliza-se nesta composição a técnica denominada tapping (que consiste na execução da nota através da percussão no braço do instrumento) - mais comumente empregada na guitarra.
2 - Pele
Esta composição - com o mesmo título do cd que foi lançado em 2017 - traz a junção da sonoridade e técnica do violão erudito com técnica percussiva - com motivos rítmicos voltados para o funk - realizada no tampo do instrumento.
3 - Atemporal
O samba é um do gênero mais difundidos da música brasileira. A composição Atemporal recebe esse título pelo fato de abarcar características harmônicas e melódicas do samba com técnicas expandidas sobre o violão como o tapping e slap (que consiste na produção de sons percussivos – mais comumente empregado no contrabaixo) além da percussão sobre tampo do instrumento. Traz a união de técnicas e sonoridades de diferentes épocas e gêneros musicais.
4 - Relicário
Relicário é título desta composição e deste projeto. A utilização da técnica de volume - na introdução da música - remete a sonoridade de instrumentos de corda com arco (como o violino, viola ou violoncelo). O tapping é a técnica base de execução deste tema. Em compasso quaternário, a composição revela motivos simples construídos a partir das escalas diatônica maior, pentatônica maior bem como o modo lídio.
5 - Farinha do Mesmo Saco
Farinha do Mesmo Saco é um cururu (assim como o calango, guarânia entre outros, o cururu está abarcado sobre o termo música caipira ou sertaneja). Na tonalidade de la maior, apresenta cadências, motivos melódicos e rítmicos característicos das linhas das violas caipiras.
6 - Ao Sussurrar do Vento
Essa composição traz união de baixo com a voz. O contrabaixo conduz a harmonia bem como duplica a linha melódica da voz. Esta por sua vez move-se através do vocalize, que é uma técnica na qual a melodia é cantada através de vogais repetidas, onde não há um texto em especifico.
7 - Gotas I
O tema Gotas foi criado em 1.999 inspirado em uma quadro do período neoimpressionismo, produzido com a técnica do pontilhismo. Gotas, traz uma união do contrabaixo com a guitarra, tocados de forma simultânea. Apresenta uma harmonia bastante simples, com motivos rítmicos e melódicos cíclicos.
Autor
Deni Ribas