Poesia É Não
Descrição
"PoesiaÉnão" marca o 'destrancamento' da poeta Estrela Leminski. Após publicar um livro com poemas de sua infância e adolescência (Cupido, cuspido e escarrado) este livro marcou sua trajetória como uma poeta autêntica e musical, abrindo caminho para diversos trabalhos futuros.
Com poesias sem rimas óbvias, poemas visuais e haicais, o livro passeia por temas como o amor, o cotidiano e a política. Para unir então essas obras, construindo o sentido de unidade que um livro requer, a autora usou como elemento aglutinador a discussão do que é a poesia. Assim, entre um poema e outro, o leitor depara com frases como "a poesia não é de gaveta" e "poesia não é protesto", construídas junto a fotos e colagens. O efeito colateral dessa discussão sobre a poesia revela a quem lê a busca da autora em resolver questões existenciais.
O livro traz também diversas referências musicais, com alguns poemas que, inclusive, viraram canção evidenciando o apreço da autora pela sonoridade. "Estrela Ruiz Leminski estampa iluminados contrastes com liberdade e criatividade marcantes" (Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte); "Com poesias sem rimas óbvias, poemas visuais e haicais, o livro passeia por temas como o amor, o cotidiano e a política" (Jornal Gazeta do Povo) são alguns dos veículos que deram destaque ao lançamento na época. O livro foi lançado em 2011 e em 2016 ganhou o país tendo sido premiado no Programa Nacional Biblioteca Escola (PNBE) do Ministério da Educação. Com este projeto, agora todo o Paraná pode ter a oportunidade de conviver com essa obra mais de perto, que atravessa o tempo e ainda dialoga com diferentes gerações.
Autor
Estrela Ruiz Leminski