Plínio
Descrição
"Plínio" é um curta-metragem ficcional do gênero terror com duração de 15 minutos que gira em torno das experiências de dois jovens durante uma noite de tédio no apartamento de um deles. O filme se desenvolve a partir da interlocução inquieta das memórias de infância de Paulo enquanto seu amigo, Paiva, o escuta e lentamente se envolve na contação de histórias. O relato das lembranças revela uma relação mais complexa entre passado e presente a partir da materialização, no apartamento, de um personagem do passado de Paulo. O curta trata da persistência dos medos e das aflições, perpetuados em traumas e memórias que afetam nossa vida presente.
O filme opera nos limites dos gêneros suspense e terror, podendo-se dizer que está inserido em uma tradição de cinema culturalmente relevante e muito difundida entre a população. Sendo assim, "Plínio" não só é uma realização narrativa produzida na cidade de Curitiba, atestando a existência desse tipo de cinema no cenário local, como também tem o potencial de agregar uma ampla diversidade de espectadores. No que diz respeito ao público, é possível dizer que admiradores do cinema de terror existem em todas as faixas etárias, sendo este um gênero presente no cinema desde seu início.
Além disso, o filme traz, visualmente, motivos relacionados ao início da vida adulta, com o cenário de jovens em um apartamento no Centro da cidade buscando algo para preencher a noite de sábado. Este retrato é relevante, já que dá a ver uma parte da vida da juventude no mundo contemporâneo, podendo trazer a identificação e diálogo de parte do público com o que é representado em cena.
"Plínio" foi produzido por estudantes da graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná - Unespar/FAP. A veiculação de produtos audiovisuais provenientes de grupos de universidades públicas tem os pontos positivos de motivar e fomentar a existência desses estudantes no setor cultural do Estado, além de garantir a visibilização do trabalho que vem sendo feito no campo universitário das artes. Isso sublinha a importância da continuidade do ensino superior público e projeta possibilidades para o futuro da produção cinematográfica no Estado do Paraná.
Autor
Iury Peres Malucelli