Podcast com duração de 23"22`minutos que pretende lançar um olhar sobre os desafios que o artista, produtor cultural ou gestor de cultura enfrenta diante do novo sistema de produção cultural no país que tem a tecnologia, o auto empreendedorismo, as novas plataformas digitais de distribuição e uma automação da produção da arte e do entretenimento como elementos importantes para a constituição de uma nova forma de consumir e usufruir um bem cultural.

O conteúdo do podcast visa também apresentar uma introdução ao tema "empreendedorismo cultural‟ na atual realidade brasileira, além de destacar as principais características dos profissionais de projetos culturais e de como a atualização e qualificação, tanto profissional como de processos e de recursos, pode fazer a diferença neste mercado. O artista, seja ele produtor ou não, terá a necessidade de se adaptar a diferentes arquiteturas de produção ou gestão como ação potencializadora de sua arte. Quando ele entende que seu trabalho deve consolidar-se em uma produção e gestão cultural contemporânea e eficaz, fundada em conceitos que libertam o indivíduo artístico e ampliam seu repertório cultural, não fazendo imposições ou estabelecendo regras a criação artística, dando a ela sentido e valor de um bem patrimonial, ele objetiva de modo assertivo integrar a criação artística com a promoção de eventos culturais. Além disso, ele potencializa este patrimônio e leva muitas possibilidades de consumo e uso do produto cultural ao seu público alvo.

No entanto, entender esta nova ordem é primordial, onde,  em um momento em que a tecnologia da informação e a comunicação quase nos obrigam a fruir tudo rapidamente, é necessário desenvolver uma gestão cultural como função de catalisadora da cultura. O podcast tem como público alvo artistas dos mais diversos segmentos que encontram no empreendedorismo cultural uma forma de atuação constante e autônoma.

O podcast é resultado de um artigo produzido por Laura Haddad no final de 2018 ainda não publicado. A proponente é uma das mais atuantes profissionais do campo da produção cultural no país. Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela USP desenvolve pesquisa sobre modelos de produção e gestão na área da Cultura. O tema ganha ainda mais relevância com a pandemia do novo Coronavírus, onde as tecnologias digitais e os diversos dispositivos existentes no mercado servem como opções seguras para o consumo e fruição de bens e produtos culturais enquanto teatros, cinemas, casas de shows não reabrem.

Apesar do crescente interesse sobre o tema das políticas culturais, o que tangencialmente afeta o campo da produção cultural, ainda são poucos os estudos sobre essa atividade. Além da bibliografia escassa, falta também compreensão sobre a atividade em si, assim como sua importância para o funcionamento do sistema da cultura como um todo. Veem o presente artigo em formato podcast contribuir para esse estudo.

Laura Inês Sada Haddad

• Os desafios do artista empreendedor diante do novo sistema de produção cultural brasileiro