Oficina de Dramaturgia Contemporânea e suas Reverberações na Atualidade
Descrição
A Oficina de Dramaturgia Contemporânea e suas Reverberações na Atualidade pretende neste presente projeto, partilhar o olhar acerca do contexto abordado, a perspectiva do artista Eduardo Ramos sobre os textos teatrais atuais. Um panorama sobre a dramaturgia nos últimos 30 anos e as transformações de suas estruturas pertencentes a cada época.
A vídeo aula deseja gerar capacitação e formação para estudantes do teatro, interessados na escrita teatral e atuação, e demais artistas que fomentam em suas pesquisas, a possibilidade de um maior entendimento da dramaturgia estando presente em todas as concepções da criação de um espetáculo, não partindo somente da palavra, mas entendendo que a ação narrativa se faz presente em todos os âmbitos do fazer artístico.
Desde 2013, Ramos pesquisa a palavra em seus espetáculos e no diálogo com outros coletivos. Em sua participação por quatro anos no Núcleo de Dramaturgia SESI/PR, pôde experimentar novos modelos de estrutura dramatúrgica, com orientações de grandes pesquisadores do teatro como Marcio Abreu, Gerogette Faddel e Grace Passô, onde os processos de criação de novas dramaturgias resultaram em espetáculos, concretizando as imersões entre diretores, atores e dramaturgos.
Para que o câmbio de conhecimento ocorra, Ramos traz à luz os principais nomes da dramaturgia contemporânea brasileira e internacional, fazendo paralelo com os períodos clássico e realista, e de como as transformações estruturais se sucederam. Também são abordados diversos aspectos de como atores e atrizes devem vislumbrar o texto para amplio da sua potência de interpretação. Ao final, um exercício é ofertado para independente da função exercida, para que o espectador possa aprender e aprimorar técnicas da escrita dramatúrgica.
A oficina oferece uma troca informal, preservando o encontro do teatro e a potência da transmissão quando a presença ocorre. A importância da troca de conhecimento, de valorizar o desenvolvimento para a escrita teatral, principal propulsora da criação de um espetáculo, é que torna este projeto de grande relevância para fomentar o ensino e expansão do saber artístico, junto a artistas em início ou reciclagem de suas carreiras.
Autor
Eduardo Ramos