O principal são as pessoas
O principal são as pessoas: uma comparação da comunicação entre Paulo Freire e Dominique Wolton
A partir da reflexão teórica acerca da importância da dimensão humanista no processo de comunicação, este trabalho tem como objetivo identificar e apresentar possíveis semelhanças discursivas entre dois pensadores sobre o assunto, o educador brasileiro Paulo Freire e o sociólogo francês Dominique Wolton. Ancorada na bibliografia de autores como Manzini-Covre (2008), Martino (2017), Giddens (2002) e Lévy (1999) para contextualizar a temática, esta pesquisa também aborda temas como cidadania, comunicação, rede social, ciberespaço e cibercultura.
A análise desses temas reforça a tese da necessidade de valorização da dimensão humanista no processo de comunicação. O texto está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo apresentamos um conceito geral de cidadania e sua origem histórica. Em seguida, com foco no direito à comunicação para o exercício de cidadania, descrevemos alguns acontecimentos históricos sob diferentes interpretações e aplicações no desenvolvimento da vida em sociedade.
Na sequência, abordamos a comunicação, a organização das redes sociais e as mudanças ocorridas com o avanço tecnológico que vem alterando significativamente não só a organização social, mas a própria vida em sociedade, fazendo surgir novos conceitos como o ciberespaço e a cibercultura. No segundo capítulo iniciamos com uma síntese biográfica sobre Freire.
Em seguida, com foco no tema dessa pesquisa, analisamos três textos escolhidos do autor. Para o terceiro capítulo, também iniciamos apresentando um resumo biográfico de Wolton e em seguida igualmente analisamos três de suas obras.
No quarto e último capítulo analisamos as possíveis semelhanças discursivas identificadas entre os autores quanto à importância da valorização da dimensão humana no processo comunicativo e apresentamos os pontos em comum encontrados, assim como outros pontos de vista de diferentes autores.