O TEATRO NO PAPEL

Descrição

É bonito que um livro se chame também um volume. Porque um livro se abre, floresce, respira e é um volume que se abre nas mãos porque ao lê-lo, você lhe empresta o seu sopro. Mesmo que você não o leia em voz alta. Não importa que você seja uma leitora ou uma atriz, você empresta o seu sopro. Há uma troca soprada entre leitor e o livro - VALÈRE NOVARINA. O vídeo aula tem o objetivo de experimentar as possibilidades de escrita dramatúrgica explorando a página em branco como espaço de criação. Superando a linguagem cênica como objetivo único e final da dramaturgia, a aula possibilitará a visualização de escritas performativas que proponham uma apreensão igualmente performativa para o leitor. A partir de exemplos já explorados por dramaturgos brasileiros, a aula num primeiro momento introduzirá os participantes às reflexões que dão conta deste aspecto da dramaturgia no papel seguido de uma explanação de uma série de exemplos de livros de teatro que exploram a mídia impressa e suas diversas possibilidades (explorações tipográficas, símbolos gráficos, fontes, espaçamentos, imagens, qualidades do papel, tensionamentos na escrita e na grafia das palavras). Com objetivo de refletir e compartilhar outros formatos de publicação de textos dramatúrgicos propomos a vídeo aula O TEATRO NO PAPEL com duração de 27 minutos. Junto com a proliferação de novas editoras interessadas na divulgação de obras dramatúrgicas, outras discussões afloram quanto ao formato desses impressos. A condição unilateral de registro da cena acaba sendo limitante diante das inúmeras possibilidades de interação entre o teatro, o livro e o leitor. Esse são alguns parâmetros que serão discutidos na Vídeo-Aula.

Resumo:

Tomada sempre como um lugar limite entre a literatura e o teatro, a dramaturgia tende a incorporar a complexidade que a relação texto e cena tem evocado nos últimos séculos. Porém, a publicação de textos teatrais ainda encontra-se vinculada às produções cênicas e possuem poucas pesquisas que reflitam sobre suas proposições estéticas de forma destacada. Há, no Brasil, uma escassez de bibliografia e de iniciativas que dêem conta dessa produção. Esta vídeo-aula pretende refletir sobre duas proposições: fazer uma pesquisa teórica acerca do livro de dramaturgia e suas contradições no que tange à interdisciplinaridade, a partir das questões propostas por Paul Zumthor e Henri Meschonnic sobre a oralidade na palavra escrita e na palavra falada, refletindo sobre a performatividade do livro na contemporaneidade; e analisar alguns casos de publicações de textos teatrais brasileiros que exploram a criação na página, a fim de dialogar com a teatralidade que a cena solicita.

Autor

Lígia Souza

  • O TEATRO NO PAPEL