O Berimbau no Samba de Roda

Descrição

Gustavo Bisqui é capoeirista, arte educador e pesquisador de manifestações da cultura afro-brasileira. É Treinel da ACAD Curitiba (Associação de Capoeira Angola Dobrada) desde 2010. Trabalha como recreacionista nos CRAS de Curitiba desde 2017. Ministra oficinas de percussão de ritmos afro-brasileiros desde 2004. É co-fundador do Samba da Murixaba, grupo de Samba de Terreiro, com o qual participou de diversos festivais e eventos, e foi ganhador do prêmio Humberto Maracanã em 2010.

Seu contato com o Samba de Roda começou na Capoeira com o Grupo Farol em 1989, onde toda roda de capoeira terminava com samba. Se aprofundou dentro dos terreiros de Candomblé, onde se iniciou em 2000. Dentro do barracão, os candomblés também terminavam com samba, onde teve oportunidade de vivenciar essa manifestação com Nelson Machado (Pai Mavambo), Pai Israel de Oxaguiã, e Pai Fomo de Oyá.

No vídeo didático "O Berimbau no Samba de Roda" Gustavo Bisqui apresenta esse instrumento, conhecido mundialmente como símbolo da Capoeira, mas que também é utilizado em outras manifestações culturais de matriz africana, como o Samba de Roda. O conteúdo do vídeo faz parte do conhecimento transmitido normalmente em oficinas de samba e percussão, e foi produzido em casa no período de isolamento devido ao Covid-19, em outubro de 2020.

Autor

Gustavo Bisqui

  • O Berimbau no Samba de Roda