Música brasileira de concerto
A música brasileira de concerto ainda precisa ocupar o seu merecido espaço dentro do cenário não somente musical, mas histórico e social. Essa situação se deve a diversos fatores, e um deles é a ausência de profissionais concentrados em pesquisar e documentar a produção musical, interpretar os fatos, relacionar os eventos históricos nacionais e internacionais e seus reflexos nessa produção, além de situá-la diante da cultura e da sociedade do país. Esses fatos fizeram com que a música brasileira de concerto parecesse distanciada das relevantes questões do debate nacional e internacional.
A música popular foi legitimada por textos e esteve presente nas questões fundamentais do debate nacional, mas, pela ausência de reflexões sobre a música de concerto, houve esse hiato na pesquisa musicológica brasileira e no discurso nacional como um todo. Tal cenário vem se modificando desde os anos 1990 com a inserção da linha de pesquisa em musicologia nos cursos de pós-graduação em música dentro das universidades do país, além dos esforços dos pesquisadores em catalogar acervos, sistematizar fontes e editar obras.
Esta coletânea de ensaios críticos vem contribuir com a pesquisa em música, ao apresentar quatro textos dedicados a assuntos ainda pouco pesquisados. O primeiro ensaio, Os Festivais da Guanabara, demonstra que a “Era dos Festivais” também compreendeu dois eventos da música erudita, que são igualmente conectados com os acontecimentos históricos do país.
O segundo ensaio, Claudio Santoro e a Polônia: aproximações estéticas, aborda a passagem do compositor pela Polônia no ano de 1955, investigando as questões históricas e políticas envolvendo a viagem do artista por aquele país, e analisa as influências de compositores poloneses em uma de suas obras.
O terceiro ensaio, O minimalismo no cenário da música brasileira de concerto, versa acerca da presença desse estilo no país, especialmente na obra do compositor Dimitri Cervo, e ainda trata do debate entre minimalismo e complexidade. O quarto ensaio, A Sonata do Girassol Vermelho: contribuições para a literatura musical para viola, traz um estudo sobre essa obra, do compositor Harry Crowl, baseada no conto homônimo do escritor mineiro Murilo Rubião.
É o desejo da autora que, a partir desses textos, o leitor familiarize-se com as questões que envolvem essa manifestação cultural brasileira e perceba a riqueza musical ainda desconhecida. A música brasileira de concerto é, certamente, um tesouro a ser descoberto.