Mulheres de Teatro

Descrição

Este projeto prevê o licenciamento do documentário "Mulheres de Teatro", idealizado pela proponente Larissa Mayra de Lima, com duração de 42 minutos, a fim de difundir para a população paranaense o legado artístico de importantes artistas contemporâneas do teatro curitibano, são elas: Olga Nenevê, Ana Rosa Genari Tezza, Guenia Lemos, Rosana Stavis, Karla Izidro, Nadia Luciani e Amabilis de Jesus.

Mulheres de teatro é uma obra que visa e tem a potência de mostrar a relação das mulheres com o palco e os bastidores do teatro além de apontar características da cena teatral contemporânea, apresentando a audiência um produto que propõe uma discussão sobre a arte contemporânea ao relatar a rotina e o legado das mulheres de teatro. 

O recurso da entrevista foi uma ferramenta importante para a construção do documentário. Neste processo, buscou-se uma aproximação com as entrevistadas por meio de longas conversas que não encerravam-se quando a câmera desligava. Logo, o tempo destinado para as gravações possibilitou o aprofundamento das temáticas apresentadas. Apesar da adoção de uma linguagem narrativa unificadora, a direção do filme optou por manter viva a pessoalidade de cada artista entrevistada a fim de revelar por meio dos recursos audiovisuais as características de cada uma. 

No campo do teatro, a obra aqui proposta possibilita uma reflexão sobre o fazer teatral na medida que apresenta diferentes olhares sobre o processo de criação. É fundamental ressaltar que, por meio do relato das mulheres entrevistadas, o filme também é um importante registro histórico sobre a produção cênica de diferentes artistas e companhias de Curitiba. 
    
Para além da importância histórica, é importante analisar o impacto de uma produção que tem como objetivo mostrar a representatividade da mulher  de teatro. Por longos anos da história da humanidade, a arte realizada por mulheres foi catalogada como uma ‘arte menor’ devido o papel imposto para as mulheres em uma sociedade alicerçada na figura do homem. Desta forma, este filme tem a potência de colaborar com a desconstrução de um imaginário social marcado por um preconceito de gênero que ainda se faz presente no cotidiano das mulheres. 
    
Este caráter reflexivo do papel da mulher na sociedade toma forma no discurso das entrevistadas. Durante as gravações, nos deparamos com mulheres dispostas em compartilhar suas histórias com a finalidade de colaborar com a discussão sobre a igualdade de gênero. Deste modo, é de suma importância continuar distribuindo um produto artístico que defende o protagonismo da mulher na sociedade.

Autor

Larissa Mayra de Lima

Artistas

Olga Nenevê, Ana Rosa Genari Tezza, Guenia Lemos, Rosana Stavis, Karla Izidro, Nadia Luciani e Amabilis de Jesus.

  • Mulheres de Teatro