Montagem de Exposições - Processo, Ferramentas e Acessórios
Descrição
Rogério Bealpino é arte-educador e montador de exposições de arte desde o ano de 2005 na cidade de Curitiba-PR, tendo participado de mais de 110 eventos expositivos, tanto como profissional de montagem, quanto como arte-educador e curador. Com esta experiência, pretende neste vídeo compartilhar seu conhecimento com o público, apresentando de maneira introdutória os conceitos básicos que envolvem a montagem de exposições.
Os profissionais ligados à produção de exposições como artistas, produtores culturais e curadores precisam acumular em suas atividades conhecimentos técnicos específicos que viabilizam um mostra de qualidade ao público.
Porém, muitas vezes este conhecimento só se adquire na prática, depois de muitas dificuldades. Entender processos básicos relacionados à expografia, organização da execução de uma exposição, métodos para se melhor expor um objeto e até formas de fixação de um quadro na parede, por exemplo, é de fundamental importância para todas as pessoas que desejam agregar um mínimo de qualidade em suas exposições. Há profissionais especializados nesta área, mas ainda são muito poucos no Estado do Paraná e em todo o Brasil que se dedicam a essa função.
Por isso, visando melhorar o acesso a este conhecimento tão específico e buscando contribuir para a profissionalização da área, Rogério Bealpino se dedica a explanar neste vídeo, em poucos minutos, aspectos técnicos da expografia, como sua ordem de execução e a importância do projeto expográfico. De maneira ainda mais específica, apresenta ferramentas e acessórios que são fundamentais na montagem de qualquer exposição, seja grande ou pequena, em espaços expositivos sofisticados ou em lugares improvisados. Com imagens de seu próprio acervo feitas ao longo de sua trajetória e se utilizando de linguagem simples, dinâmica e acessível, Rogério Bealpino mostra o quão importante é conhecer estes processos para que projetos expositivos sejam executados cada vez com mais profissionalismo e beleza, nada deixando a desejar para grandes projetos expositivos do campo museográfico mundial.
Autor
Rogério Bealpino Santos Schwerz