Mesa-redonda sobre o documentário “Instalações-Rituais”

Descrição

Neste encontro, recebemos a realizadora de “Instalações-Rituais: documentário etnográfico sobre altares de benzedeiras por onde andou São João Maria”, Geslline Giovana Braga, e a professora da UFPR, Liliana Mendonça Porto, para uma conversa sobre o filme e o universo em torno das benzedeiras paranaenses. A mediação da conversa foi realizada por Claudia Parellada, arqueóloga do MUPA.

A mesa-redonda encerra a programação “Benzedeiras do Paraná: Mulheres de Fé”, promovida no mês de março em comemoração ao Mês da Mulher. As ações foram realizadas em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná.

Artistas

Geslline Giovana Braga é antropóloga, realizadora de vários documentários etnográficos, com premiações em nível nacional. Especialista em Fotografia, possui Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Estuda as áreas de patrimônio imaterial, antropologia visual, antropologia das populações afro-brasileiras e das formas expressivas.

Liliana Mendonça Porto é professora da Universidade Federal do Paraná, com Doutorado pela Universidade de Brasília, e Pós Doutorado no Museu Nacional, atuando especialmente com o estudo de povos e comunidades tradicionais, e com as temáticas catolicismo popular, comunidades faxinalenses e quilombolas, e patrimônio imaterial.

  • Mesa-redonda sobre o documentário “Instalações-Rituais”