Margarida Esperta

Descrição

Os contos populares são formados por uma narrativa tão potente, que atravessam os séculos e se adaptam às épocas, talvez, seu segredo esteja em expressar de forma singela, perguntas sobre os mistérios do mundo e problematizar as diferenças sociais. O contato com contos populares, segundo os estudos psicanalíticos de Clarissa Pinkola Estés, vai além do ato de ouvir, estamos "lembrando de ideais inatos" (ESTÉS, p. 12), onde a saga dos personagens nos ajuda a perceber que  os problemas existem, mas nos sentimos reconfortados quando passada a floresta escura, o personagem consegue, ao final da história, se encontrar, modificado pela experiência.

Assim, Estés aponta que essas narrativas são apreciadas em todas as idades e compreendidas de forma diferente em cada etapa da vida. Entre as temáticas abordadas pelos contos populares podemos colocar a constante alusão à comida, abrigo, reis ou rainhas vaidosos, trabalhadores em buscam de uma vida melhor, a partida de casa, os perigos da floresta, casamentos, filhos, etc. Tais temáticas são recorrentes, pois os contos populares surgem como um momento de distração e partem da oralidade, ou seja, a história é recontada a partir do seu contador, portanto envolve questões que lhe são próximas.
 
Na história "Margarida Esperta", Margarida é uma cozinheira que gosta de dançar, tomar vinho e cozinhar. Seu patrão pede que ela prepare um jantar para um convidado, mas este se atrasa depois de Margarida ter passado o dia trabalhando. Nessa espera, Margarida desfruta sozinha de sua refeição. Uma das leituras deste conto é sobre a desvalorização do trabalho doméstico, o quão esse trabalho  ainda é pouco debatido por ser algo associado às mulheres, socialmente responsáveis pelos cuidados no lar.
 
O projeto "Margarida Esperta" propõe um vídeo de contação de histórias, com o objetivo de compartilhar um conto popular que não é tão conhecido. O vídeo, filmado em primeiro plano, onde o objetivo é dar ênfase a narrativa e a performance da contadora, tem como protagonista uma trabalhadora, algo que foge dos padrões geralmente associados aos contos populares, cercados por princesas. Quanto mais lemos variações de contos, mais percebemos sua diversidade temática, principalmente no que se refere à presença de mulheres, deste modo, a busca por um príncipe não é regra. Contos como "Margarida Esperta" tem o intuito de divertir e convida a pensar sobre o respeito com o trabalho e o tempo do outro.

Ressaltamos que a produção do vídeo foi realizada em casa, de forma individual pela proponente e enviado via internet para edição, respeitando o isolamento social.

Autor

Irmãos Grimm

Artistas

Fabiane de Cezaro

  • Margarida Esperta