Manifesto Trans
Descrição
Este documentário tem como proposta mostrar áudio-visualmente o lado humano e profissional, conquistas, experiências e vivências de mulheres trans e suas trajetórias profissionais seja no meio acadêmico ou na militância em busca de seus direitos sociais e dignidade. Esta busca, ou construção social, não é nada fácil, por questões sociológicas impostas por um sistema de padrão de gênero normativo.
Andreia e Rafaelly, de formas muito distintas atuam como formadoras de opinião, desmistificando a vivência trans e travesti, criando novos conceitos que servem como apoio e porque não dizer inspiração e suporte para todas as pessoas trans, para uma sociedade mais justa e para a formação de novos conceitos psicossociais e antropológicos, através de artigos acadêmicos publicados sobre o tema, palestras, ou manifestações publicas, elas ajudam a fazer a diferença na luta contra preconceitos e dogmas sociais como um todo.
Personagem 1: Andreia Lais Cantelli. A Andreia trabalhou mais de 10 anos dando aula de história em escolas publicas como o Instituto de Educação do Paraná entre outras. Ela também atua como Acadêmica, e pesquisadora, cursando mestrado na UFPR onde sua tese é sobre gênero, com diversos artigos publicados sobre o assunto, entrevistas e palestras ela é referência no meio trans e acadêmico sobre o assunto.
Personagem 2: Rafaelly Wiest. A Rafaelly ou "Rafa", como é conhecida, é Diretora Presidente da ONG Transgrupo Marcela Prado, A ONG oferece apoio a pessoas trans de várias formas, Rafa participa como palestrante de vários seminários e encontros sobre gênero trans, saúde e prevenção de doenças no Brasil e também em eventos internacionais.
Autor
Viviane Bruschz