A Loucura de Bispo

Descrição

Dirigido pelo coreógrafo curitibano Octávio Nassur, o espetáculo A Loucura de Bispo foi criado em 2012 e procura traduzir momentos importantes da biografia de um dos mais prolixos artistas visuais brasileiros do século XX, desde a sua internação em um hospício até a sua morte, em 1989. Trata-se de uma apresentação de Danças Urbanas, montado a partir da história de vida de Arthur Bispo do Rosário.

Considerado louco por alguns e gênio por outros, produziu um dos mais fantásticos conjuntos de obras do país, ganhando notoriedade mundial depois de sua morte. Sergipano, foi jovem para o Rio de Janeiro. Internado em um hospício em 1938, ele acreditava estar encarregado da missão divina de "julgar os vivos e os mortos".

Guiado por uma voz, tranca-se em um dos quartos da Colônia Juliano Moreira e, por sete anos, produz centenas de obras com materiais dispensados do manicômio. Valendo-se da palavra como elemento pulsante, manipulou signos e brincou com a construção e desconstrução de discursos para criar bordados, assembleias, estandartes, pinturas e objetos que seriam, posteriormente, consagrados como obras referenciais da arte contemporânea brasileira. A montagem também evidencia características particulares da obra de Bispo, considerado louco por alguns e gênio para uma grande parcela de críticos e estudiosos das artes.

Em cena, seis dançarinos e um músico trazem à vida o universo lúdico do artista em cenografia assinada por Ricardo Garanhani e Light design de Nádia Luciani.

Sua temporada de estreia foi montada no Memorial de Curitiba, com 24 apresentações para um público de aproximadamente 1.200 pessoas. Após este primeiro momento, foi remontado para o Grupo Impacto de Viçosa/MG, onde além de premiado pelo edital da FUNARTE de circulação, realizou 30 apresentações em 10 cidades no interior de MG.

Autor

Octávio Nassur

  • A Loucura de Bispo