Livro de dois: pontos

Descrição 

"livro de dois: pontos" é um audiolivro com duração de aproximadamente uma hora. Um livro-jogo escrito a duas mãos que nasce da conexão entre dois pontos distantes, já que os escritores moram em cidades diferentes (um em Curitiba/PR, o proponente, outro em Ribeirão Preto/SP), e utilizam da linguagem literária para apresentar ao leitor possibilidades tanto de ordem física quanto de ordem semântica.

Os autores Fernando Figueiredo e Kauê Persona se propuseram a uma literatura reflexiva derivada da experiência do distanciamento durante o período da quarentena. O mecanismo do livro se orienta da seguinte maneira: ao longo dos meses da quarentena, semanalmente os artistas se encontravam de forma online e cada um sugeria um tema de escrita para o outro - um disparador - para que na semana seguinte ambos retornassem com textos escritos a partir das proposições.

No audiolivro é apresentada a seguinte proposta de linguagem: Ouve-se o título (consequência da provocação), o tema (o gatilho da escrita), e em seguida, o texto propriamente dito. A obra evidencia a metalinguagem, a reflexão e a interpretação a respeito dos temas, bem como os artifícios que os autores utilizaram para estabelecer as provocações um do outro, e demarcar a reação estética a cada estímulo. Assim sendo, o audiolivro, partindo desse jogo de ideias, torna-se ele mesmo, o próprio jogo, ou seja, uma espécie de quebra-cabeça literário e um convite à imaginação do leitor. 

Um livro muito bem-vindo nas escolas e aulas de literatura por demonstrar as veredas da criação. Em tempo no qual a dinâmica e a independência aumentam cada vez mais, e o numero de leitores diminuem exponencialmente, esse audiolivro tem como objetivo mergulhar não somente no conteúdo, mas em todo o jogo que ele revela, sua forma. Os autores entendem que ler é um caminho poético, e que dele novas estradas se abrem para o receptor. Desses horizontes nasce o poder para inspirar jovens escritores, incentivar a interpretação de texto (hoje tão fragilizada), e mostrar diversas facetas da literatura. Vale ressaltar que a obra contempla vários estilos literários (poemas, contos, haicais e textos experimentais). Os autores deste audiolivro se expõem de forma radical, pois acessando a obra sem truques, chega-se a essência imediata, incluindo aqui também os abismos que as palavras podem gerar.

Autor

Kauê Bragio Persona