Janelas - Ballet de Londrina
Descrição
A FUNCART iniciou suas atividades em 1993 como uma instituição cultural sem fins lucrativos, dedicada à formação e fruição artística. A instituição é a responsável e mantenedora do Ballet de Londrina, Escola Municipal de Dança e Escola Municipal de Teatro. Titulada como de Utilidade Pública Municipal, teve seu trabalho várias vezes reconhecido em premiações como O Prêmio Nossa Gente de Londrina (Ballet de Londrina em 2013 e Escola Municipal de Teatro em 2013) e Medalha Ouro Verde em 2016. O Ballet de Londrina é grupo profissional de dança contemporânea formado por 13 bailarinos.
Nos seus 27 anos de existência a Companhia já montou e apresentou 30 espetáculos, fez 18 bem sucedidas turnês nacionais, 15 viagens internacionais. As mais de 650 apresentações já realizadas para um público aproximado de 350 mil pessoas, fazem do Ballet de Londrina um dos grupos de dança que mais se apresentam e um importante corpo artístico, levando o nome de Londrina e de seus cidadãos pelo mundo afora como uma cidade que produz cultura e cultiva sua cidadania. Nos orgulhamos de ter no elenco atual do Ballet de Londrina mais de 90% dos bailarinos formados pela Escola Municipal de Dança. O que demonstra sua importância na formação de profissionais assim como geração de empregos na área artística. O trabalho aqui proposto, trata-se de uma obra produzida e registrada no período da pandemia, no contexto do isolamento social.
Foram vários momentos vividos neste período, e tendo em vista a impossibilidade do encontro presencial e da realização de apresentações dos espetáculos viu-se a necessidade da continuação de aulas e pesquisas de forma remota. Uma novidade para todos e a impressão de um eterno período de adaptação de trabalho, do corpo, de novos espaços e de momentaneamente, assim esperamos, de uma nova forma de seguir. As pesquisas para o trabalho apresentado foram realizadas através do ambiente de salas virtuais, assim como os ensaios e realização individual, porém coletiva em sua montagem e concepção, aconteceram nas salas, nos quartos, nas casas de cada bailarino ou bailarina. Cada coreografia se coloca como um entendimento e sentimento do corpo/mente em diferentes períodos desses longos meses de isolamento social.
O espetáculo vídeo-dança "Janelas" é uma novidade na trajetória de trabalhos e criações da companhia. Trata-se de um registro coletivo e artístico com idealização e desenvolvimento em grupo, porém coreograficamente realizado individualmente por cada um, mas fazendo o exercício de pensar coletivamente ainda que por meio de uma montagem para a junção dessas imagens. Trata-se de uma criação autoral e que registra através de corpos, ambientes e janelas virtuais o pulsar artístico existente em cada artista do grupo num contexto de isolamento, distanciamento, medos e incertezas. Mas impondo de maneira natural a certeza da continuidade do trabalho e do pulsar artístico permanente em qualquer situação que se apresente.
Autor
Fundação Cultura Artística de Londrina