Ísis - A viagem

Descrição

A viagem é parte do texto teatral inédito Ísis, de Daniel Rodriguez. O fragmento apresentado aqui como leitura dramática, fala do desejo de viajar da personagem e de como ela desenvolveu técnicas de organização quando se dá essa vontade de viagens, e termina com a personagem contando para onde ela está indo desta vez e seus anseios e medos em relação a esta viagem.

Isis está sentada em uma estação ferroviária.

Ela começa a contar sua história para o público a partir de um depoimento sobre o desejo de viajar que ela sempre teve em sua vida desde sua infância e com isso ela se apresenta para o público e conhecemos seu principal eixo motivador.

Ísis está aguardando para retornar para a casa de sua avó e enquanto aguarda o início de sua viagem ela relata em depoimentos momentos de sua infância na casa de sua avó sua relação com sua família e a estrutura familiar ao qual ela foi criada.

Ela se recorda de um momento em específico de sua relação com sua avó e essa memória se repete em toda a sua vida, essa memória será reveladora para a conclusão da história, ela pode originar um comportamento que se repete ao longo da vida da personagem que é definidor do seu caráter e que vai originar o desfecho da história.

E após isso ela confessa que está com a sua avó hospitalizada e fortemente doente e que ela ela acredita que sua avó só vai morrer quando ver ela pela última vez e por isso está fazendo a viagem mais longa que ela já fez na vida para regressar a casa de sua avó para assim fazer com que ela fique viva mais tempo, sua avó disse uma vez que ela só morreria depois de a ver uma última vez.

Ísis coloca-se na situação limite de vida e morte, sanidade e loucura. Numa descrição minuciosa, ele reanima as paisagens, os animais e os homens, arrancando-os da realidade e transportando-os para um mundo visionário, onde a intensidade do sofrimento físico dá a medida da beleza.

Autor

Viviane Aparecida Santos

  • Ísis - A viagem