Insensatez

Descrição

O texto dramatúrgico intitulado Insensatez de autoria de Maíra Lour foi concebido em residência artística Brasil/Argentina no ano de 2017, subsidiado pelo Programa Iberescena de apoio às artes cênicas Iberoamericanas. A dramaturgia aqui proposta tem origem na pesquisa sobre a vida e a obra de duas poetas latino-americanas. Ana Cristina Cesar (BR) e Alejandra Pizarnik (ARG), que compartilham não só a morte trágica e precoce como também o impulso poético transbordante, foram inspiração e impulso para esta escrita poético-dramática. Foi realizado, em Buenos Aires no Espaço Fábrica Peru, um processo de criação com atrizes argentinas e brasileiras para a criação de imagens, cenas e movimentos corporais a partir das palavras das poetas e do estudo de suas trajetórias, considerando que o processo de escrita aconteceria na relação entre a dramaturga e as artistas.

O projeto Insensatez – o poema como corpo exposto, gerou esta obra dramatúrgica que dialoga com as questões de vida e morte, da fragilidade do corpo, da intensidade da palavra-poesia que sobrevive além do corpo vivo e se torna corpo-poesia. É um texto que revela com sensibilidade e ousadia uma possível aproximação cronológica entre estas mulheres, que levanta suposições de quem seriam elas a partir das pistas deixadas nos livros e que traz, com certa leveza, a questão forte e delicada sobre o suicídio de poetas mulheres. 

Em outubro de 2019 foi realizada uma leitura dramática com a participação da autora e da atriz argentina Ailén Scandurra dentro da programação do Encontro Internacional Corpos Poéticos no Teatro José Maria Santos em Curitiba. Este texto foi publicado no formato impresso com tiragem de 50 exemplares pela Súbita Companhia de Teatro. O arquivo em anexo apresentado para este edital conta com o belíssimo design gráfico de Pablito Kucarz.

Maíra Lour é dramaturga e diretora artística da Súbita Companhia de Teatro, pesquisadora em dança contemporânea e orientadora do Núcleo IMP – Investigação do Movimento Particular, arte educadora, criadora do Núcleo Plataforma – workshops e residências artísticas, e curadora do Projeto Mulhere-se. Artista profundamente interessada pela intersecção entre teatro, dança e literatura. Dedica-se à pesquisa de autoras mulheres lationamericanas, a pesquisa de diretoras mulheres, criação em dramaturgia contemporânea, estudos do corpo dramático-poético, relação entre fisicalidade e interpretação, procedimentos criativos e modos de criação coletiva.

Autor

Maíra Lour

Clique na capa ou neste link para ler.

  • Insensatez