Histórias em movimento| Case Audiovisual de Impacto

Descrição

Compartilhamos com vocês o nosso primeiro e-book em formato de case de sucesso. Compilamos nesse material as principais informações e processos criativos da produtora sobre a campanha Histórias em Movimento, criada para o ACNUR – Agência da ONU para Refugiados e o UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas.

Histórias em Movimento foi uma campanha anti-xenofobia produzida nas regiões de Boa Vista (RR), Pacaraima (RR) e Manaus (AM), no norte do Brasil. Ela contemplou ações / conteúdos / narrativas audiovisuais. Essas cidades têm recebido milhares de migrantes e refugiados venezuelanos, mas uma parcela da população, em vez de demonstrar acolhimento, tem reproduzido preconceito e violência.

O conteúdo do Case de Sucesso:
Nos baseamos nos princípios do AUDIOVISUAL DE IMPACTO como estratégia principal de ações, em que os conteúdos produzidos buscam provocar mudanças de pensamento e de comportamento visando transformações estruturais. No case de sucesso apresentamos informações desde o contexto até à metodologia que utilizamos, com insights estratégicos e resultados do impacto gerado.

Afinal, o que é audiovisual de impacto?
O audiovisual de impacto é a maneira a qual algumas produtoras ao redor do mundo têm encontrado para ir além das produções audiovisuais, indo de encontro à necessidade de transformar a sociedade em um espaço mais inclusivo, acolhedor, democrático e sustentável. Uma vez que muitas vozes e corpos, assim como dados, evidenciam a importância de táticas para mudar estruturalmente o país em que vivemos, o audiovisual de impacto é uma resposta.

O gênero que tem sido escolhido para se aplicar essa metodologia é o documentário, isso porque ele é uma narrativa não-ficcional que traz dados e proporciona visões mais profundas de uma determinada existência. Nesse sentido, é uma forma de informar e educar, proporcionando uma visão aumentada da realidade.

Nesse sentido e nos voltando ao que é o audiovisual de impacto, uma das mudanças significativas de pensamento é que desde o roteiro à distribuição tem que existir um questionamento principal: como gerar impacto social ou socioambiental? Dele, precisam discorrer perguntas secundárias como: qual a mensagem engajada que queremos passar com essa produção? Quem são as pessoas que precisam assistir a esse filme? De que forma podemos proporcionar o acesso a ele? Quais organizações ou movimentos têm abordado essa temática? É possível estabelecermos parcerias? E assim por diante.

Esse e-book é voltado para criadores de conteúdo, educadores, estudantes e comunicadores que tem interesse em comunicação de causas sociais e temas relacionados aos Direitos Humanos na contemporaneidade, como as Migrações Sul-sul. Trata-se de um material inédito, que revela estratégias pouco difundidas relacionadas à produção e distribuição de conteúdos para temas sociais. O material pode ser usado como aporte didático, fomentar debates e até servir como modelo para campanhas semelhantes.

Autor

Clique na capa ou neste link para ler.

  • Histórias em movimento