Guanece Reúne

Descrição

Junho é mês de festejar! Todos os anos, diversas regiões do país vivem um período especial de festas que envolvem ritmos, danças, vestimentas, comidas e bebidas também especiais, caracterizando o ciclo junino das culturas populares do Brasil.
Um dos símbolos mais fortes é o boi. De Norte a Sul do país, sustenta uma simbologia que se renova a cada ano, em festejos que tomam as mais diversas facetas. No Paraná, aparece como boi de mamão, brincado principalmente na região litorânea do estado, com diversos grupos que, a cada ano renovam os brincantes e as brincadeiras. No Maranhão, como bumba- meu-boi, expressa-se nas diversas regiões do estado, desde os interiores até a capital, São Luís, tomando diferentes sotaques nessa expressão.
Na força da espiritualidade, característica fundante das culturas populares brasileiras, em que a conexão e o estímulo para a festa se dão por meio de símbolos sagrados, surgem imagens que trazem o sentido mais amplo da brincadeira, unindo sagrado e profano, imanência e transcendência, alto e baixo na constituição da festa e de sua vivência e reelaboração constante.
Na sintonia com esses grupos e como brincante dos festejos juninos, Itaercio Rocha realiza uma série de vídeos no interior de sua casa, enlevando os símbolos da festa, que são também símbolos da arte e da cultura brasileiras, signos de nossa identidade, imagens de nossas tradições.
Apresentados de diversas formas, mesclando ritmos, movimentos e imagens ligados a esses símbolos, um vídeo curta-metragem composto de 14 cenas de curta duração traçam uma narrativa não-linear homenageando, lembrando e festejando todos esses significados, de maneira a manter vivas as fogueiras juninas no coração e na memória de todos nós. Canções autorais fazem parte de seus 40 anos de carreira, e uso de bonecos de diferentes espetáculos também de sua autoria, incluindo um boneco do Bumba-boi de Maracanã, com bordados de D. Terezinha de Cururupu/MA, vão contando e cantando a rica tradição junina brasileira.
Registros de uma vivência que se quer compartilhada e se faz cotidianamente como uma possibilidade de transmissão desses símbolos e manutenção de significado maior, de comunhão, de força e principalmente de alegria, alimento fundamental para a superação dos sombrios momentos provocados pelo cenário mundial atual.
O projeto "Guarnece reúne" propõe, a partir desses pressupostos, a publicação desse material, de forma que possa receber um tratamento profissional merecido e, desta forma, chegar a mais lugares e mais pessoas, de maneira a ampliar seu escopo de atuação e ajudar a construir uma sintonia mais humana e acolhedora diante dos duros tempos do isolamento social.

Autor

NEGO CHICO PRODUCOES ARTISTICAS LTDA-ME 

  • Guanece Reúne