Eu, passarinho
Descrição
"Eu, passarinho" é uma publicação independente e primeiro livro da escritora Giana Guterres. O livro tem 120 páginas e reúne poesias escritas desde 2016 pela autora, divididos em cinco capítulos. A coletânea de poemas trata da memória com leveza utilizando metáforas com passarinhos em vários textos.
"Passeriformes" fala da honra às origens e relação com a terra; "Amor é ninho, mas também é voo" reúne poemas sobre o se relacionar com outro; "Birdwachting" aborda poemas com a observação de pássaros e contemplação da natureza; "A leveza do voo" traz a importância de uma alma leve e "Fragmentos" é uma mini coletânea de prosas poéticas.
A capa e as ilustrações internas foram criadas pela artista curitibana Carina Flores, que trabalha com a expressão do feminino em papel. Segundo a artista "arte que busca empoderar mulheres a tornarem-se protagonistas de suas vidas. Através de objetos criados com afeto, busca provocar um movimento de reflexão e autocuidado, dando início a uma jornada de transformação pessoal".
"A obra revela com singular maestria o segredo da vida - o que somente a poesia pode fazer. A trajetória só se torna leve quando somos os primeiros a nos dar a permissão de ser. Quando desfrutamos do frescor de uma chuva de verão em um típico final de tarde. Quando deixamos que as gotas conheçam os contornos do nosso rosto e que escorram, sem pressa, encharcando cada fio de cabelo", escreve a jornalista curitibana Juliana Goss no prefácio de Eu, Passarinho.
Autor
Giana Guterres