Enquanto eu crescia
Descrição
O menino que desejava ser grande tinha olhos girassóis e bichos na barriga.
Seu coração acelerado parecia não caber no espaço tão restrito do corpo de uma criança.
"Enquanto eu crescia" narra a descoberta do luto feita por um sensível garoto. Após a morte da avó, ele toma uma difícil decisão e descobre que o amor possui uma dimensão muito maior do que supunha.
Nesse contexto, o vídeo propõe um diálogo entre linguagens artística, construindo sua expressão através da interação entre texto literário, vídeoperformance, música e ilustração.
As imagens poéticas do texto dialogam com memórias inventadas para oferecer um território a ser habitado, onde o leitor é capaz de recompor sua geografia interior.
Trata-se de uma oferta de espaço simbólico e subjetivo.
Essa pluralidade estética dialoga com leitores de todas as idades, entretanto, o texto tem um forte apelo ao público de 9 a 15 anos, justamente por tocar em temas que dizem respeito à composição subjetiva de emoções e sentimentos por vezes inaugurais à consciência dos leitores dessa faixa etária.
Dialogando com o texto e com as referências culturais que ele traz, os leitores poderão ter contato com infinitas possibilidades de ressignificação de si e do mundo.
]As ilustrações criadas pela artista visual Manu Assini exploram o universo onírico, dessa maneira, as imagens deixam de ser meras traduções do conteúdo verbal. Os desenhos ampliam as possibilidades de leitura do vídeo, trazem elementos simbólicos que estimulam leituras inventivas e sensíveis.
A performance do autor em vídeo surge do desejo de produzir um diálogo entre o corpo ilustrado e o corpo real. O encontro entre vídeo e imagens ilustradas propõe metáforas pautadas no conceito de memória como patrimônio imaterial do indivíduo.
Publicado em 2016 em formato de livro, com o mesmo texto e ilustrações desse vídeo, "Enquanto eu crescia" teve toda sua tiragem vendia. O livro foi adotado por dezenas de escolas públicas e particulares do Brasil.
Nessas ocasiões professores e mediadores de leitura desenvolveram relevantes projetos a partir do livro, envolvendo crianças de diversas idades e seus familiares.
Durante a realização desses projetos escolares foi constatado que "Enquanto eu crescia" é uma obra interessante para se ler em família. A partir dela pais, avós e crianças são capazes de dialogar sobre experiências de natureza subjetiva, reforçando seus laços e resgatando lembranças afetivas.
Autor
Lucas Buchile Pinto
Artistas
Emanuele Assini