Empreender na Economia Criativa

Descrição

Nesta videoaula abordo a economia criativa e a economia da cultura descrevendo, inicialmente, seus conceitos, setores de atividades e contribuição para a economia brasileira e paranaense. Em seguida, descrevo aspectos relevantes que devem ser considerados por aqueles que desejam empreender na economia criativa e na economia da cultura. Assim, no tema do empreendedorismo são tratados: a identidade empreendedora no campo da economia criativa e da cultura; competências empreendedoras; processo empreendedor; e alternativas de atuação neste campo. Os setores criativos são uma das principais histórias de sucesso global dos últimos 30 anos, tendo com principais características: crescimento elevado, resiliência durante a retração econômica, alta capacitação e elevada demanda de mão-de-obra. Em geral, os empreendimentos criativos oferecem, em média, maior remuneração e postos de trabalho mais qualificados do que alguns setores de serviços. Entre 2002 e 2010, segundo dados disponibilizados pela UNCTAD, a Economia Criativa cresceu, em termos anuais, duas vezes mais que o setor de serviços como um todo, e quatro vezes mais que o setor de produção de muitos países da OCDE e países em desenvolvimento. Ainda, há de se considerar que a Economia Criativa deverá representar algo em torno de 3% a 15% do PIB mundial, segundo a mesma fonte. Apesar dessa relevância, no Brasil e, em especial no Paraná, há certa resistência dos profissionais do campo da economia criativa e da cultura de considerarem o empreendedorismo como opção de geração de renda própria e auto emprego. Dessa forma, nessa vídeoaula são expostos conceitos básicos do empreendedorismo visando estimular os profissionais do campo a empreender a partir de alguns conhecimentos básicos fundamentais para esta ação.

Autor

Fernando Antonio Prado Gimenez

  • Homem aparece no centro da imagem com uma camisa social. ao fundo, uma estante de livros e ao lado, uma parede com dois quadros.