Empreendedorismo e pequenas empresas coisas que você não vai ler em livros universitários
Descrição
Desde fevereiro de 2012, alimento meu blog Empreendedorismo e Estratégia em Empresas de Pequeno Porte (https://3es2ps.blogspot.com/). Foi minha experiência inaugural neste tipo de suporte para disseminação de meus estudos e reflexões sobre empreendedorismo, pequenas empresas, sustentabilidade e administração. Nesse período, as visualizações de páginas do blog, ultrapassaram 95 mil. Em mais de oito anos de existência, escrevi 225 posts. Alguns breves registros de notícias que estavam relacionadas a estes temas, outros formam um conjunto um pouco maior relatando minhas pesquisas sobre o campo de pesquisa em empreendedorismo no Brasil.
Mas, a grande maioria foram reflexões provocadas, muitas vezes, por filmes ou livros, que, por razões que a própria razão desconhece, me puseram a pensar em empreendedorismo, pequenas empresas, administração ou sustentabilidade. Há alguns anos, minha escrita tem se manifestado na forma de crônicas, contos, poesias, além de textos diversos no campo do cinema. A premência da escrita, espero eu, continuará a se fazer presente nos outros blogs que criei ao longo desses anos recentes (contos e crônicas: https://brevestextos.blogspot.com/; poesias: https://umhaikaiaodia.blogspot.com/; textos sobre cinema: https://leiturasemcinema.blogspot.com/).
Talvez, até, no 3ES2PS, visto que, eventualmente, algum ideia ou reflexão sobre empreendedorismo ou pequenas empresas possa ainda vir à luz. Nos quarenta e nove textos que se encontram neste livro, inspirado por diferentes momentos de minha vida, escrevi sobre temas que me incomodavam, Um incômodo intelectual e, às vezes, existencial. Ao escrevê-los pude, quase sempre, ordenar meu pensamento e registrar minha opinião sobre o que julgava importante naquele momento.
Em muitos dos textos, há mais emoção do que razão. E, quando há o predomínio da razão, espero que ela tenha sido mais substantiva do que instrumental. Meu desejo é que estes textos possam inspirar outros e outras a refletirem sobre a sociedade que construímos enquanto humanos habitantes deste planeta Terra. Em especial, neste momento em que enfrentamos a pandemia de nosso século, e somos forçados a repensar nosso estilo de vida. Por fim, que seja uma leitura agradável! Coisa que todo escritor, creio eu, mais deseja para aqueles que se aventuram a ler seus escritos.
Autor
Fernando Antonio Prado Gimenez