É Preciso Arder

Descrição

É preciso arder, queimar por dentro, transformar em cinza a angústia, desejos e saudade. Tudo que a solidão e o isolamento trazem. 
O vídeo "É preciso arder", é uma reflexão pessoal e íntima do artista Eduardo Calegari e foi realizado durante o período de quarentena imposto pela pandemia do Corona Vírus. O vídeo foi produzido com imagens da internet de uso livre e imagens capturadas pelo próprio artista em câmera fotográfica comum. O vídeo traz imagens simbólicas que remetem à transformação necessária, única forma de tirarmos algum proveito dessa situação. Momento de se ver por dentro e se propor algo novo, um novo jeito de viver, um novo horizonte que em breve vai chegar, como um dia que amanhece depois de uma longa noite. 
Através desse vídeo, o artista propõe refletir sobre o momento de isolamento, em que nos deparamos com nós mesmos, sozinhos com desejos, pensamentos, dúvidas, medos, dores. O que nos aflige e os sentimentos que vêm à tona inevitavelmente. Nos deparamos com novos convívios e distâncias, sem tempo para nos preparar (como se isso fosse possível). Foi de repente. Tudo mudou. O que era facilmente colocado de lado, com o ritmo da vida moderna, agora se fixa em frente aos olhos. O que era externo agora queima por dentro, incomoda, angustia. No peito, uma fornalha cuja temperatura aumenta dia a dia. O tempo ora se dilata, ora voa. Aos poucos as dores se tornam cinzas, se depositam, formam uma camada que protege. Viver esse momento requer aceitar o fogo e as cinzas, combustíveis para todos os dias, quando tudo o que se quer é um respiro, um vento que leve tudo. Algo que nos dê o ar que nos foi tirado, para podermos seguir, deixar essas cinzas para trás. Mas nos cabe apenas caminhar sobre as cinzas e aprender com elas.

Artista

Eduardo Calegari

  • É Preciso Arder