Dramaturgia Encenada
Descrição
O teatro kaos foi criado em 1988, em Santa Catarina, onde por 06 anos participou intensamente de festivais de teatro regionais, estaduais e nacionais. Neste período o grupo foi elemento atuante no movimento amador do teatro nacional, esteve envolvido nas direções da Federação Catarinense de Teatro e da Confederação Nacional de Teatro.
Nos anos de 1994 e 1995 o grupo realizou uma grande turnê pelo Brasil e países limítrofes, representando o espetáculo baden-baden: o acordo, apresentado em 20 estados brasileiros, na Argentina e no Uruguay. Em 1996 bade-baden invade a europa e durante seis meses faz um giro pela Espanha e Portugal, fixando-se depois por um longo período em Lisboa.
De 1996 a 2011 a Cia desenvolve em Portugal um projeto dirigido à formação de atores e fomentação de ações voltadas à criação de novos públicos. Produziu nesse período, pelo menos 02 espetáculos por ano. Ao mesmo tempo prossegue sua pesquisa estética e formal, instrumento basilar à construção da sua teatralidade. Processo interminável na busca constante no caminho do desenvolvimento da nossa linguagem individual.
Ocupou nesse tempo 03 espaços na cidade de Lisboa, primeiro na baixa de Lisboa, onde numa grande sala residencial pombalina, estreou A bicicleta do condenado em 1998, primeira produção da Cia em Portugal. Depois ocupou o enigmático espaço do antigo teatro da Graça e finalmente uma sede própria numa concessão da autarquia de lisboa.
Em 2011 o teatro kaos retorna ao Brasil e se estabelece na cidade de Londrina onde em parceria com a vila cultural usina cultural têm desenvolvido ações de formação e produção.
Nesse começo de um novo ciclo, a Cia produziu 03 espetáculos: Fim de Partida que até o momento realizou 45 apresentações em 05 estados brasileiros, baden-baden: o acordo, espetáculo de intervenção urbana com mais de 100 apresentações em 06 estados e In Certeza com 02 apresentações em 2014.
Em 2013 a Cia realizou no estado do Paraná 30 apresentações do espetáculo fim de partida, projeto financiado através da lei de incentivos fiscais, pelo edital Conta Cultura do governo do estado do Paraná e será patrocinado pela COPEL, Companhia Paranaense de Energia.
No momento a Cia conta com um repertório para circulação de 06 espetáculos: Fim de Partida, Baden-baden, In Certeza, BR- FELICIDADE – João Maria e o Lobo Mau - uma estória idiota de bêbados drogados e filhos da puta e Obrigado. Esperando Deus é 67ª montagem da Cia Teatro Kaos e a 6ª montagem (Fim de Partida – Baden baden – In Certeza – Obrigado – BR FELICIDADE – Esperando Deus) desde o seu retorno ao Brasil em 2011, depois de mais de 15 anos radicada em Portugal. Fim de Partida, Baden baden e BR FELICIDADE fazem parte do repertório da Cia Teatro Kaos, In Certeza e Obrigado estão em cena numa co-produção com a Cia Novo Ato de Goiânia, e Esperando Deus estreado em Dezembro de 2019.
Apresentamos para concurso uma coletânea de textos originais encenados pela Cia Teatro Kaos no período de 1988 a 2020.
Autor
Edward Charles Rodrigues Fão