Deslugares
Descrição
Deslugares é um espetáculo teatral criado pela atriz Giovanna Fernanda Montagnini (Fergi Montagnini) em 2019, que passou por alterações em 2020 por conta da pandemia do novo corona vírus, tornando-se uma obra de teatro-audiovisual, para reduzir os contágios que possivelmente seriam gerados em apresentações presenciais. A criação da obra supracitada se dá a partir de pesquisas e experimentos da atriz, Fergi Montagnini, que entende o objeto e o espaço enquanto atores na produção teatral, sendo estes os principais proponentes da ação e criando, assim, um fluxo constante entre atriz, objetos e espaço. Este estudo teve, principalmente, como base as pesquisas cênicas, visuais e literárias de artistas como: Julia Varley; Tadeuz Kantor; Lygia Clarck; Fernando Strático; Cecília Meireles; Samuel Beckett e Ana Maria do Amaral.
SINOPSE:
Num dia de sol, as coisas encontram uma pessoa e uma pessoa encontra as coisas, isso irá mudar a vida delas para sempre... Mas, como "para sempre" é muito tempo e eu não tenho como provar que isso é verdade, então podemos dizer que a cena chamada "Deslugares" apresenta uma criação teatral baseada na comunicação e o jogo entre espaços, objetos, coisas e atriz, onde todas se habitam, se comunicam e se deixam ser jogadas umas pelas outras, sem imposições hierárquicas. Todo lugar é habitado por um inútil, um deslugar que, por sua vez, habita em si um lugar. Um deslugar não é identificável, porém é sabido que é um espaço do inútil; um antro de poesia não dita e nem escrita, pode ser uma desconstrução de cimento, ou uma desconstrução de madeira, uma desconstrução de vidro, de alvenaria... Mas é sabido também que se lhe veio uma imagem desses espaços a sua mente elas estão equivocadas, não existe ainda registros imagéticos possíveis para se construir um deslugar em pensamentos, um deslugar só existe no plano físico do "inconcreto". Há de se caminhar muito para alcançar seus chãos e mesmo assim pode ser que não se saia dos ares. Primeira frase dos agradecimentos Costuma se ter quem conte as histórias dos lugares, mas as histórias dos deslugares ainda são pouco conhecidas. A definição de um deslugar é inútil, ninguém precisa entender ou saber qual é, mas é necessário viver é urgente ser um ser que habita e é habitado por um deslugar.
Autor
Giovanna Fernanda Montagnini
Artistas
Criação/ Concepção/ Figurino/ Maquiagem/ Atuação: Giovanna Fernanda Montagnini; Câmeras: Fernanda San Juan e Erica Akemi Matsuda; Edição de vídeo: Giovanna Fernanda Montagnini e Fernanda San Juan; Sonoplastia e edição de áudio: Giovanna Fernanda Montagnini Erica Akemi Matsuda.
Data
2019