Deslady
Descrição
O Espetáculo Deslady, solo de palhaçaria, interpretado pela atriz Nathalia Luiz (Palhaça Tinoca), atende os mais diversos públicos, com classificação etária a partir de 12 anos.
Em sua criação, Deslady teve livre adaptação da obra Macbeth, de William Shakespeare, com ênfase em Lady Macbeth. Essa personagem é exemplo de mulher que demonstra não ser objeto nas mãos de um homem, e nesta crítica ao machismo, Shakespeare enfatiza em Lady Macbeth o feminismo. "Deslady" é o primeiro trabalho solo da atriz Nathalia Luiz, a palhaça Tinoca, livremente inspirada na peça Macbeth de William Shakespeare. Na trama, a palhaça Tinoca é apaixonada por dramas e resolve fazer uma montagem sozinha da peça de Shakespeare, mas ela só conhece a personagem de Lady Macbeth. Ela se vê dominada pelo poder da personagem e toda a violência que representa. Tinoca recorre à força feminina e ao próprio poder de transformação de Deslady, para equilibrar essa energia da Lady.
Lady Macbeth é uma das mais marcantes personagens femininas da dramaturgia, uma mulher poderosa e visceral, usada aqui para discutir padrões violentos e modos de existir opressivos.
Deslady, tem como objetivo reforçar a identidade feminina em enfrentamentos de questões essenciais, tais como: A ilusão de dependência do amor masculino e as relações de poder que se estabelecem no núcleo familiar e no mercado de trabalho, que oportunamente se estende aos poderes públicos; Possibilitar, que o público repense a cultura opressora, despertando assim, para a "deseducação" de hábitos e costumes que foram enraizados na sociedade ao longo do tempo. Além de formar plateia com um trabalho envolvente e de qualidade para que a partir desse espetáculo surjam desdobramentos positivos e de valorização da palhaçaria feminina.
O espetáculo "Deslady" teve o início de sua criação em janeiro de 2018, através de um processo colaborativo com 12 mulheres de diferentes áreas das artes cênicas. Em agosto de 2018 teve sua estreia nacional no Espaço Fantástico das Artes, em Curitiba - PR e desde então participou do Festival Palhaços em Todo Lugar, na cidade de Ribeirão Preto, no Festival de Palhaças da Ilha do Mel em Vitória-ES e no Telúrica, encontro com Palhaças de Curitiba. Em 2019 estreou internacionalmente em Portugal, onde se apresentou no Bolina Festival internacional de Mulheres Palhaças, na cidade Castelo de Vide, em Lisboa no Festival de Mulheres Palhaças do Chapitô e LxFactory.
Agora com a atual situação, devido ao covid-19, não esta sendo possível realizar o espetáculo de forma presencial e desta forma é muito importante a remuneração através deste edital para a continuidade artística e sobrevivência da Cia neste momento de pandemia em que vivemos. A linguagem é de fácil entendimento e através da filmagem do espetáculo pretendemos chegar até o publico de forma abrangente, mantendo a arte viva e pulsante na casa das pessoas que tiverem acesso a esse material gravado.
Artistas
Nathalia Luiz (Palhaça Tinoca)