Desapropriam-me de mim
Descrição
Desapropriam-me de mim – Pequena Circulação Estadual consiste em realizar exposição itinerante em 24 escolas públicas estaduais de 6 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Pinhais, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Araucária, Almirante Tamandaré e Campo Largo. Fazem parte das ações desse projeto também a realização de 6 oficinas com até 20 vagas cada para professores da rede pública estadual de ensino e também a distribuição de kits pedagógicos para multiplicação dos conteúdos em sala de aula.
A exposição/instalação “Desapropriam-me de mim” da artista visual Miriane Figueira foi contemplado pela Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros 2014 e realizou, em 2016, a criação de 6 obras em tecido, fotografia e costura que circularam por 12 escolas públicas do Paraná (Curitiba e Paranaguá); a criação de conteúdo via web; 6 oficinas de capacitação que atenderam cerca de 120 professores da rede pública de ensino; além da publicação de catálogo contendo artigo sobre as questões abordadas e processo criativo que teve mais de 800 exemplares distribuídos para multiplicação do tema em sala de aula.
A instalação ocupa um espaço de 4x4 metros e é disposta no chão sem necessidades de paredes ou qualquer tipo de aparatos técnicos. Constituída por 6 esteiras de palha e 6 peneiras de palha onde são colocadas as obras de fotografia impressa em tecido de algodão cru, Cada uma das 6 peças mede 40x45cm e possui interferências feitas com retalhos, bordado e tinta. As obras são interativas, permitindo que o público sente nas esteiras e manuseie os tecidos.
Acreditamos na continuidade dessa circulação pois esse conjunto de ações torna-se urgente em alcançar o máximo de pessoas possível pois é na escola que a maioria das jovens negras vivem suas primeiras experiências de racismo. Esse é um ambiente que precisa ter seu olhar transformado, tornando-se um lugar de acolhimento para essa juventude desenvolver-se com segurança.
Este projeto cumpre parte das diretrizes da Década da Igualdade Social estabelecidas pela SEPIR em 25 de julho de 2015 (dia da mulher afro latina caribenha), onde a criação de um espaço de aprendizado e troca possibilitam a desconstrução de um local de contemplação e distanciamento, uma vez que as obras são um convite à interação.
Site do projeto:
http://desapropriammedemim.com.br/
Curta-documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=mq5fQhrWOWI&t=466s
Catálogo:
http://desapropriammedemim.com.br/wp-content/uploads/2016/01/DDM-WEB-1.pdf
Autor
Miriane Figueira