Dentro da Cabeça
Descrição
O espaço interno da cabeça que habita nesta obra é o fruto da evolução do olhar da Renata que se volta para as pessoas, para seu próprio interior que se mescla completamente ao mundo, universo particular e coletivo. Um senso de proporcionalidades desproporcionais, uma lupa que aponta para coisas pequenas, ainda não ínfimas, contudo que facilmente poderiam passar sem ganhar a devida e merecida atenção, posto que tudo é digno da nossa atenção. A autora transita por temas que lhe permitam galgar o mundo e não limitar-se nele. Reincide no inanimado que torna-se o centro das atenções, o epicentro daquilo que ninguém viu.
A cabeça é qual uma entidade viva, pensa, conclui, raciocina, rumina. Regurgita quando não lhe serve mais, nada passa despercebido. Dentro da cabeça habita o universo das percepções, constatações e devaneios que se alternam para revelar as arestas e facetas da vida. Por muitas vezes o inanimado ganha vida e forma, passeia por dentro da cabeça e instiga uma verdadeira revolução pensamental que ousa inspirar. Uma cabeça pode ser compartilhada. A autora empresta-se por meio de sua cabeça em olhar ao qual tudo se remete e sujeita.
O papel do autor é usar sua sensibilidade para aurir do mundo, às vezes como um parto por fórceps em outras uma benção acalentado pelo vento. A escrita tem papel de revelar mundos que ora se afastam em movimento de oposição ora se perpassam e transpassam como quem transite pela mesma dimensão. A proposta a obra surgiu depois de a autora lançar "A melhor Janela", uma coletânea de contos e crônicas como quem assiste e observa as cenas a partir de uma janela.
O livro de contos "Dentro da Cabeça" da escritora Renata Regis Florisbelo é sua 13ª obra. A autora produz literatura no Paraná desde 1997, contribuindo com a produção cultural e artística paranaense em publicações de livros e diversas ações culturais ligadas à literatura, teatro e música. Sua contribuição para a cena literária do Paraná é notável, considerando sua atuação em projetos, palestras, oficinas, concursos, academias de letras e artes, exposições e eventos de literatura, além da própria escrita.
Renata é a atual presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais, além de vice-presidente da Academia Ponta-Grossense de Letras e Artes, e oradora e tesoureira do Centro Cultural Professor Faris Michele. Já ganhou alguns prêmios por seus trabalhos, além de títulos e outras formas de reconhecimento.
Autor
Renata Regis Florisbelo