Cooperativa Paulista de Teatro - Modelo de gestão cultural como processo intrínseco de formação

Descrição

Este é um ebook com 189 páginas na área de produção e gestão cultural que procura identificar e analisar como um modelo de gestão cultural auxilia e potencializa a formação artística, pedagógica e política de um artista ou grupo cooperado, a partir do modelo usado pela Cooperativa Paulista de Teatro, importante organização cultural formada em 1979. A entidade, atualmente, reúne cerca de 800 núcleos e mais de 4.000 associados, respondendo pela maior parte da produção artística teatral do São Paulo e do país. O livro demonstra diferentes aspectos da gestão desta organização e como elas impactam diretamente sobre a qualificação, a experimentação e a reflexão do artista, criando condições para o pleno exercício das atividades de seus cooperados, constituindo-se como uma precursora de um modelo macro de gestão cultural no Brasil.

Ao estudar a forma de atuação da Cooperativa Paulista de Teatro no campo da produção e gestão cultural, a publicação  traça uma linha comparativa entre o modelo de gestão aplicada e os conceitos mais recentes sobre o assunto, dando não só um caráter de documentação histórica e registro de atuação desta importante organização artística brasileira, mas também lançar mão de um modelo consistente de se produzir e gerir cultura no Brasil - que é muito pouco aplicado em termos práticos em outras companhias ou grupos teatrais - ampliando o fazer artístico de grupos cooperados.

O livro é fruto da dissertação de Mestrado da proponente realizado em 2018 na USP - Universidade de São Paulo. A dissertação alcançou a nota máxima com recomendação para publicação. Laura já desenvolve desde 2013 pesquisa em modelos de produção e gestão de coletivos artísticos. Nesta pesquisa que deu origem a publicação digital, suas competências encontram-se na gestão formativa, administrativa e artística dos grupos teatrais, elementos estes que lhe permitem inovar no âmbito cultural, propiciando a construção de identidades artísticas, talentos, participações no apoio e aporte a políticas culturais, exigindo deste modelo uma estrutura administrativa uma constante e contínua capacitação.

O livro é dividido em três capítulos: o primeiro intitulado "Ações Culturais pedagógicas/formativas e políticas: a Cooperativa como modo coletivo de produção, formação do cidadão artista e da criação artística teatral", apresenta de que forma o modelo de gestão da CPT favorece a conexão entre teoria e prática, tendo em vista as etapas de planejamento, realização, avaliação de projetos e ações culturais formativas. 
O segundo "Possíveis contribuições. Diagnósticos.", busca detectar alguns pontos positivos e negativos no intuito de contribuir com o estudo e com olhar distanciado como artista não cooperada junto à entidade. O terceiro e último capítulo intitulado "Reflexões Finais", propõe levantar questões para debate e reflexão, partindo das  impressões após o mapeamento do modelo de gestão da CPT.

Autor

Laura Inês Sada Haddad

Clique na capa ou neste link para ler.

  • Cooperativa Paulista de Teatro