Conversas sobre uma Ficção Viva

Descrição

"Conversas sobre uma ficção viva", organizado por Marcelo Munhoz e Rafael Urban, é uma compilação de encontros com seis importantes cineastas ibero-americanos realizados em Curitiba (PR) de outubro de 2012 a junho de 2013: os brasileiros Karim Aïnouz e Kleber Mendonça Filho, os mexicanos Guillermo Arriaga e Carlos Reygadas, a argentina Lucrecia Martel e o português Miguel Gomes. Os encontros faziam parte da segunda edição do projeto Ficção Viva, que realizou oficinas de roteiro e encontros abertos ao público na capital paranaense, e o volume, compilado pelos seus coordenadores, foi editado inicialmente como catálogo do projeto. Surpreendentemente, tornou-se uma obra de referência na formação de muitos roteiristas brasileiros, o que motiva agora o relançamento do livro em formato digital. 

Estudantes, realizadores, professores e cinéfilos de todos os estados brasileiros participaram do evento, que iniciou com a presença de Karim Aïnouz, diretor de filmes como Madame Satã, O Céu de Suely e o recente A Vida Invisível, vencedor do prêmio Um Certo Olhar do Festival de Cannes em 2019. Em novembro de 2012, o convidado foi o mexicano Guillermo Arriaga, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes por Três Enterros. Retomado em 2013, o projeto trouxe Kleber Mendonça Filho – diretor dos mundialmente premiados O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau –, o português Miguel Gomes – cujo terceiro longa-metragem, Tabu, integrou as principais listas de melhor filme do ano de 2012 – e a argentina Lucrecia Martel, roteirista e diretora de O Pântano, considerado o melhor filme produzido na América Latina nos anos 2000. O ciclo encerrou em junho daquele ano com o mexicano Carlos Reygadas, premiado três vezes no Festival de Cannes, a mais recente pela direção de Post Tenebras Lux. 

Parte do conteúdo destas oficinas, juntamente com entrevistas dos organizadores com os convidados, foi compilada e integra o livro "Conversas sobre uma Ficção Viva". Com pouco mais de 200 páginas, a obra também traz fotografias e entrevistas inéditas com os realizadores. A versão física do livro foi distribuída gratuitamente ao público, na sessão de lançamento e através do site oficial do projeto, tendo esgotado antes mesmo do final 2013. O relançamento em formato digital é uma oportunidade para estudantes, profissionais e apreciadores de cinema terem contato com discussões notáveis acerca de aspectos íntimos dessas poéticas tão singulares.

Autor

Marcelo Puppi Munhoz

Clique na capa ou neste link para ler.

  • Conversas sobre uma Ficção Viva