Contos morais e o Cinema de Éric Rohmer
Descrição
"Contos morais e o Cinema de Éric Rohmer" é um livro que parte da pesquisa de mestrado de Alexandre Rafael Garcia, defendida em agosto de 2014 no Programa de Pós-Graduação em Multimeios, do Instituto de Artes da Unicamp.
O texto original foi aprovado no edital do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba de 2015 para ser publicado em livro físico. Alexandre aprimorou a redação e Juliana Rodrigues Pereira fez a revisão. Novos textos foram escritos por Fernão Ramos, Gilberto Alexandre Sobrinho e Wellington Sari. No final de 2018, foi publicado pela editora Arte&Letra no final de 2018.
O livro apresenta uma análise dos filmes do diretor francês Éric Rohmer. Ele morreu em Paris, em 2010, aos 90 anos, depois de ter dirigido 23 longas-metragens.
O projeto atual prevê a disponibilização em formato ebook, ampliando e democratizando o seu acesso. O objetivo é justamente que cada vez mais pessoas possam recorrer à obra, como referência bibliográfica acadêmica, como crítica de cinema e como conhecimento histórico de um importante ciclo da cultura mundial, contribuindo na formação de público crítico e consciente.
Em 2020 completou-se 100 anos de nascimento do cineasta, com celebrações ao redor do mundo. Este é o único livro em português sobre a sua carreira e destaca a sua importância. Analisando de maneira ampla, é possível perceber influência dos filmes de Rohmer em diferentes países, incluindo o Brasil, e o seu valor deve ser destacado.
Nas palavras do professor Gilberto Alexandre Sobrinho: "Rohmer é reconhecido por seu realismo econômico que se realiza por enquadramentos precisos, encenação pontual em que nada excede e uma sonoridade centrada na verborragia de seus personagens. Se com poucos ingredientes se faz filmes contundentes, é a partir do reconhecimento da potência dessa economia que o texto de Alexandre faz reverberar os efeitos de sentido, sem o apego a teorias e modismos acadêmicos, o crítico aqui revela que são os filmes a matéria fina do conhecimento, e esse embate é muito bem traduzido por um texto orgânico, bem medido, misturando também imagens dos filmes e com bastante seriedade acadêmico. Esse percurso se completa com uma análise bastante original dos modos de produção do cineasta francês, num mergulho estratégico de quem olha o passado para recuperar processos que não apenas revelam o produto-filme, mas também indicam que a crítica pode ir além da análise para promover processos educativos pelo cinema. O resultado dessa empreitada pode inspirar outros trabalhos de pesquisa e também de realização cinematográfica, por meio da valorização da educação do olhar que reverbera nos processos de produção no cinema e no audiovisual".
Autor
Alexandre Rafael Garcia