Contos de Mulheres de uma Família Curitibana

Descrição


Contos de Mulheres Empoderadas Curitibanas é uma junção de narrativas reais que contam histórias de mulheres curitibanas de minha família, que me ensinaram o poder de ser uma mulher na sociedade.


Não poder usar calças, não poder usar um biquíni, não poder trabalhar fora ou somente em profissões mais "apropriadas", não poder usar um vestido de noiva que marcasse o quadril, não poder sair sozinha nas ruas nem frequentar cinemas sem uma companhia, trabalhar e ter que entregar o salário para o marido… São alguns exemplos de limitações impostas pela sociedade apenas por ser uma mulher. 


Se isso parece absurdo para você hoje, saiba que todas essas restrições existiam na sociedade curitibana e as mudanças ocorreram graças à  mulheres corajosas e poderosas, que ainda não conheciam o termo empoderamento feminino, mas sem dúvida, souberam usar a força que existia dentro delas.


Tive sorte de fazer parte de uma família com mulheres notáveis. Observadas pelo meu olhar, vou relatar memórias que guardo com carinho de cada uma delas: Minha bisavó Maria Lindemann Romanó, minhas tias-avós Esmeralda Romanó, Ilse Rummert Romanó e  Ausônia Romanó, minhas duas avós: Cilá Mader Romanó e Martha Renner Scholl, minha mãe Magda Scholl Romanó, minha tia Maria Thereza Mader Romanó, Maria Zeni Codagnone Romanó. Também me incluo (com falta de modéstia), nesta seleção.
Poderia citar tantas outras mulheres admiráveis da família e peço antecipadamente desculpas a quem deixei de fora. Dentro do contexto, delimitei por proximidade, vínculos ou memórias.

A segunda parte do livro aborda crônicas e contos diversos, que prioriza uma leitura leve e divertida, de fatos e situações curiosas ocorridas na minha vida e da minha família.

Autor

Karin Romano Santos

Clique na capa ou neste link para ler.

  • Contos de mulheres de uma família curitibana