Conhecendo outras culturas com o livro Amor, Maybe

Descrição

O presente projeto consiste na leitura em formato de contação de história de trechos do livro Amor, Maybe de autoria da escritora e professora Francine Cruz, de Curitiba. Amor, Maybe conta a envolvente história de Josephine, uma jovem que tenta ser feliz entre dois mundos. Ao mesmo tempo, o livro aborda temas relacionados a cultura, língua e sociedade tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos.

O livro Amor, Maybe é indicado pelo site da Secretaria de Educação do Paraná como sugestão de leitura na disciplina de Língua Estrangeira Moderna (LEM). No mesmo site constam também sugestões de atividade relacionadas ao livro, desenvolvidas pela própria autora, na seção Sala de Aula. Essas atividades podem ser utilizadas pelos professores como uma forma de auxiliar a interpretação e compreensão do texto.

Amor, Maybe faz parte da Coleção Ícone Jovem (Ícone Editora, 2011) e é um romance ideal para atrair o gosto pela leitura nos jovens. Francine Cruz é uma autora premiada, já tendo recebido o "Prêmio Agente Jovem de Cultura" do Ministério da Cultura em 2012.

O objetivo desse projeto é oferecer uma leitura apropriada a idade dos estudantes e que estabeleça com eles uma conexão ao abordar temas próprios dessa fase da vida como as relações familiares, as amizades, primeiros amores e os estudos. Tal iniciativa pode ser uma forma de mobilizá-los para adentrarem o universo da literatura. A partir da linguagem literária, contribuímos positivamente à formação de leitores para a cadeia produtiva da cultura. Também oferecemos condições para que a escritora, enquanto agente de cultura,  desenvolva o diálogo e a interação com os leitores, apresentando o livro e seu conteúdo.

Com esse projeto, buscamos desenvolver nos ouvintes o hábito da leitura e a reflexão dos temas propostos. A intenção é ampliar o leque de discussão literária com diversos temas para o fomento da literatura brasileira, entre estudantes, professores, comunidade e interessados do estado do Paraná.

Pesquisas do Instituto Pró-Livro mostram que o brasileiro ainda lê muito pouco. E os que leem destinam apenas 0,05% (zero, zero cinco por cento) da renda familiar para compra de algum tipo de leitura (livro, jornal, revista). Uma forma de estimular a leitura é trabalhar com contação de histórias. Com o apoio deste edital, temos certeza de que o nosso projeto será bem-sucedido de modo a desenvolver culturalmente nosso público-alvo e fortalecer o conceito de arte, lazer e cultura no estado do Paraná.

Além disso, acreditamos que o projeto contribuirá para a geração e a multiplicação de ideias, valores e conceitos que contribuem para a diversidade cultural, uma sociedade mais plural e democrática e para a afirmação de direitos cidadãos, entre eles o direito à cultura.

Francine Cruz

Local de apresentação

Curitiba

• Leitura do Livro Amor, Maybe (1º Capítulo)